#viajecomosesc – Açaí Natural du Bom: do plantio à tigela

No último #viajecomosesc do ano, realizado no dia 5 de dezembro, com destino a Fazenda Serra Dourada, localizada no munícipio do Cantá, os participantes puderam conhecer a trajetória do Açaí desde a plantação até chegar à mesa. O passeio ‘Raízes do Açaí’, contou com a participação de profissionais como agrônomo, nutricionista e o proprietário da fazenda, o empresário José Paulo Serra.

Fruto comum na região amazônica, principalmente no estado do Pará, o açaí conquistou o Brasil todo e espalhou-se revelando as variadas culturas pelo país. Enquanto nas regiões norte e nordeste é comum consumir com farinha de mandioca ou tapioca, no sul e sudeste mistura-se com guaraná, e é servido com granola, frutas e até leite condensado.

Também conhecido como juçara, o fruto em formato redondo, tem variação nas cores entre o roxo e preto, possui um pequeno caroço e pouca polpa. O açaizeiro é uma árvore que pode chegar até 30 metros de altura, e prefere ambientes úmidos, sendo muito comum às margens dos rios.         

“Quem está acostumado a comprar a polpa congelada ou apenas pedir o açaí em algum estabelecimento, não imagina o caminho até ficar próprio para o consumo. Fiquei muito feliz e satisfeito em receber o púbico para conhecer um pouquinho desse processo. Desde a plantação aqui na fazenda, até o produto final lá na cidade, tudo é feito com muito carinho e responsabilidade”, afirma Serra.