Mesa Brasil

É uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional por meio da doação de alimentos excedentes a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas para consumo consciente dos alimentos e resgate da cidadania. O Programa tem na parceria dos doadores, entidades sociais e voluntários a base de sua sustentação. É uma iniciativa do Sesc que dissemina a cultura da responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano a alimentação.


Como participar:

A entidade deverá realizar o pré-cadastro, no período de janeiro a fevereiro da cada ano, através do site www.sescrr.com.br. Após esse procedimento, a equipe técnica entrará em contato para visita de avaliação da instituição. Ressaltamos que para realizar o pré-cadastro, a entidade deverá possuir as seguintes documentações:

– Estatuto da Instituição;
– CNPJ;
– RG e CPF do responsável pela Instituição;
– Plano de ação do ano corrente;
– Inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS (se possuir); e
– Comprovante de endereço.

Quem pode doar: Indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, produtores, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transportes, etc.

O que pode ser doado: Alimentos em geral: frutas, legumes e verduras; frios e laticínios; grãos e cereais; enlatados e conservas; pães e massas.

Produtos e serviços: embalagens; combustível; utensílios de cozinha; lavagem de veículos; transporte; cessão de espaços; trabalho voluntário em atividades educativas, seleção e manipulação de alimentos, captação de recursos, entre outros.

O que não pode ser doado: Refeições prontas; doces e pães com recheio cremosos; alimentos com embalagens danificadas e datas de validades vencidas.

Vantagens de ser doador: Ampliação das ações de responsabilidade social e cidadania corporativa; isenção de ICMS e IPI (Confaz – Decreto nº 41.374 de 30 de janeiro de 2002, art. 1) para os produtos e serviços doados ao Programa Mesa Brasil SESC;

– Diminuição de custos com descarte de produtos fora dos padrões de comercialização, porém próprios para o consumo;
– Participação em ações educativas sobre temas de interesse do doador;
– Acompanhamento da destinação final das doações através de relatórios e informativos;
– Divulgação das ações sociais por meio dos canais de comunicação do Sesc.

Mais informações: Setor Mesa Brasil no Sesc Mecejana – 3624-9857 ou pelo e-mail [email protected].