Educação

Ferramenta de transformação social e cidadania, a Educação está em todas as ações do Sesc. Seja em atividades ou projetos, o objetivo é instruir, educar e orientar de maneira completa nas mais diferentes áreas do conhecimento. No Sesc, a Educação é dinâmica, acredita na autonomia e na capacidade de cada aluno. Ela está nas salas de aula das escolas, nos cursos de valorização social, bibliotecas, salas de ciência, centros de atividades e atende todas as faixas etárias.


Da alfabetização aos cursos de atualização profissional, o Sesc oferece educação de qualidade a crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, investe ainda na formação e capacitação de professores. Por meio de cursos, oficinas e seminários, os profissionais de pedagogia da rede pública e privada de ensino realizam intercâmbio de experiências e conhecimentos.


Em Roraima, o Sesc promove uma educação de excelência, com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Integral, no Centro de Educação Sesc Mecejana. A tecnologia é um dos principais aliados no processo ensino/aprendizagem do Sesc-RR, com a utilização de quadros interativos conectados à internet, além de tablets com material didático para alunos do Ensino Médio Integral.

Educação Infantil

A Educação Infantil do Centro de Educação Sesc atende crianças de 3 a 5 anos de idade, sendo um espaço privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento, organizado e mediado por profissionais especializados nas necessidades de aprendizagem e nas condições de desenvolvimento das crianças pequenas.

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I é uma etapa única, extensa na sua temporalidade, que abrange faixas etárias com características diferentes e, portanto, exigem tratamento didático-pedagógico adequado a cada uma delas: Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Nesse percurso, os três primeiros anos deverão assegurar a alfabetização e o letramento em linguagem e matemática, considerando as experiências que a criança traz durante seu processo formativo na Educação Infantil e se amplia na passagem para o Ensino Fundamental I.

Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II atende alunos do 6º ao 9º ano, destina-se à formação dos estudantes que estão na fase da pré-adolescência e adolescência. São utilizadas metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, da argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, além de desenvolver o espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas.

Ensino Médio Integral

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, com o objetivo de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, possibilitando o prosseguimento de estudos, a preparação para o trabalho e a cidadania,  formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual. A jornada escolar em tempo integral amplia o currículo escolar, permitindo a formação na dimensão individual e coletiva, de um indivíduo crítico e ativo, com responsabilidade para contribuir com a transformação do meio em que vive a partir do conhecimento e da prática da vida.