VI Mostra Sesc de Cinema terá oficina e exibição de curtas em Boa Vista

Programação acontece nos dias 16 e 17 de novembro no Centro Cultural Amazonas Brasil do Sesc Mecejana.

A VI Mostra Sesc de Cinema, promovida pelo Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR), está marcada para os dias 16 e 17 de novembro em Boa Vista, com exibição de curtas-metragens, oficina e mesas de conversa.

Serão exibidas as obras “Jayeechi – Canto para Essência do Corpo, Alma e Mente” de Maria Gabriela Villalba González, “Ventos do Verão” de Alex Pizano e “Valeu, Boa Vista” de Adriana Duarte Bencomo.

O filme “Valeu, Boa Vista” foi selecionado pelo projeto e exibido na etapa nacional, no dia 1º de novembro no Rio de Janeiro, juntamente com mais 33 trabalhos de todo país. Já os curtas “Jayeechi” e “Ventos do Verão” foram selecionados para a Mostra local.

Além disso, a programação local contará com a oficina Direção de Fotografia e as mesas “Produção independente, como iniciar?” e “Cinema roraimense: desafios e soluções”. Para participar, é necessário fazer inscrição por meio de Formulário Digital.

O evento acontecerá no Centro Cultural Amazonas Brasil do Sesc Mecejana, situado na Rua Jaranã, nº 212 – Prédio 2, no Bairro Mecejana, em Boa Vista.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

16/11 – Quinta-feira

Local: Cinema Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana)

16h às 17h – Panorama Infantojuvenil

  • Todos os Inscritos de Ness – 19 min;
  • Geração Alpha – 11 min.

Local: Sala Lab+ (Sesc Mecejana)

17h às 20h – Oficina “Direção de Fotografia” com Adriana Bencomo

17/11 – Sexta-feira

Local: Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)

16h às 19h – Mesa “Produção independente, como iniciar?” com Cláudio Lavôr e Alex Pizano;

Local: Cinema Abrahim Jorge Fraxe

20h às 20h50 – Panorama Local

  • Canto para Essência do Corpo, Alma e Mente – 14 min;
  • Noites de Verão – 13 min;
  • Valeu, Boa Vista – 21 min.

20h50 às 21h30 – Mesa “Cinema roraimense: desafios e soluções” com Adriana Bencomo, Alex Pizzano e Maria Gabriela; e o analista audiovisual do Departamento Nacional do Sesc, Lorran Dias.

Cinema roraimense em evidência

Programação acontece nos dias 16 e 17 de novembro no Centro Cultural Amazonas Brasil do Sesc Mecejana. Foto: Sesc Roraima

Valeu, Boa Vista

Os curtas que serão exibidos na Mostra Sesc de Cinema em Roraima são de artistas que atuam na região.

O trabalho “Valeu, Boa Vista”, da diretora venezuelana Adriana Duarte Bencomo, é

um filme intimista sobre a adaptação e resistência cultural de quatro imigrantes.

O trabalho sintetiza a capital do extremo Norte do país, explorando e extrapolando suas fronteiras regionais, culturais e linguísticas.

Jayeechi

O filme experimental “Jayeechi – Canto para Essência do Corpo, Alma e Mente”, da atriz e bailarina indígena María Gabriela Villalba González, surge como um experimento de dança, canto e tradição.

O curta tem uma narrativa que faz uso da viagem do tempo para simbolizar o reencontro e a importância da memória do período pandêmico.

A palavra “Jayeechi”, na cultura indígena Wayüu, significa o canto às Deidades, além de contação de histórias imaginarias e cotidianas.

Ventos do Verão

A obra “Ventos do Verão”, do consagrado cineasta Alex Pizano, também traz uma viagem no tempo, mais precisamente para o verão de 1903. O filme é uma carta de amor saudosa ao próprio passado, aquele que não volta mais.

De narrativa mais clássica, a obra explora as angústias de uma viúva que visita o túmulo do ex-marido nos vastos campos do lavrado, um encontro que revela muito mais do que nossos olhos podem ver.

SERVIÇO

O QUE: VI Mostra Sesc de Cinema

ONDE: Sesc Mecejana

QUANDO: 16 e 17 de novembro

ENTRADA: Gratuita