Sonora Brasil 2022: projeto apresenta programação musical gratuita, sobre ‘Culturas Bantu’, neste final de semana

Em Roraima, as atividades são abertas ao público e serão realizadas nos dias 30/09 e 03/10, no Sesc Mecejana, pela AFATABE.

Considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil, promovido pelo Sesc, chega em sua 24ª edição com o tema ‘Culturas Bantu: Afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas’. No Estado, a programação contará com espetáculo musical (30/09) e oficina de dança (03/10), que será realizada pela Associação dos Filhos e Amigos do Ashé Tata Bokulê – AFATABE, no Centro de Atividades Dr. Antônio Oliveira Santos – Sesc Mecejana. Participação gratuita!  

Fundada oficialmente em 2012, a Associação dos Filhos e Amigos do Ashé Tata Bokulê – AFATABE, está sediada no Bairro São Vicente, em Boa Vista – RR. Foto: Sesc Roraima.

Buscando valorizar as culturas de matriz africana no país e estimular o diálogo e as trocas de experiências através da música entre os públicos participantes, o Departamento Nacional do Sesc, em conjunto com suas unidades regionais, promoverá em formato presencial, o projeto ‘Sonora Brasil 2022’. O evento acontece em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e contará com a participação de 28 grupos musicais – respectivos da própria localidade.

Em Roraima, a programação inicia nesta sexta-feira (30/09), às 19h30, no Teatro Jaber Xaud, com o espetáculo “Ngana Njila: senhor do caminho”, do grupo AFATABE, que irá expressar e reafirmar a linguagem e a arte da cultura bantu, no estado. A performance traz músicas, danças, caatingas, expressões corporais, sonoridade de batuques percussivos e muito mais. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Já no dia 03 de outubro (segunda-feira), a partir das 19h, o público poderá participar da oficina: ‘Dança e toques afro bantu – ao ritmo das afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas’, ministrada pelas integrantes da AFATABE, Dandara Ferreira e Mônica Jorgiane, no Sesc Mecejana, onde serão apresentadas as instrumentalidades do Candomblé, e expressão corporal através do som. As inscrições são limitadas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponível no site. Mais informações podem ser consultadas no telefone (95) 98403-4624 – Setor de Cultura.

SONORA BRASIL – Criado em 1998, o Sonora Brasil é parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc. O projeto mantém ao longo desses anos a sua proposta de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural-brasileiro, através de apresentações musicais diferenciadas, acústicas e contextualizadas. O Sonora Brasil incentiva desde manifestações culturais de territórios isolados até novas experiências de fruição de expressões sonoras e musicais, aproximando o público do fazer musical em uma perspectiva ampla e das pluralidades que constituem identidades e diferenças étnico-culturais no Brasil