Sesc Roraima promove V edição do Arraiá do Comércio

Evento será aberto ao público no Centro de Atividades do Sesc Mecejana.


O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) promove no dia 22 de junho a V edição do Arraiá do Comércio, a partir das 17h30, no Centro de Atividades do Sesc, localizado na Avenida Venezuela, bairro Mecejana.

Com o tema “Tupã-queem – Nosso grande diamante”, o evento este ano faz referência à lenda indígena da Serra do Tepequém, no Amajari, e celebrará a biodiversidade presente na Estância Ecológica Sesc, também localizada no município.

O evento será aberto ao público e terá apresentações do Centro de Educação Sesc; do grupo Sesc Luz da Vida; do Coral do Instituto Boa Vista de Música; do grupo de quadrilha Zé Monteirão; além de show musical com Neto Andrade.

Tupã-queem – Nosso grande diamante

A lenda conta a história de um grande vulcão que vivia “zangado” e, com suas larvas, queimava tudo à sua volta, destruindo a floresta e afastando os animais.

Quando a comunidade já estava preocupada com a falta do que caçar, colher e pescar, o pajé convocou a todos para se reunirem. Em volta da fogueira, ele relevou uma mensagem: apenas o sacrifício de três virgens encerraria a fúria do vulcão.

Três lindas jovens se ofereceram para realizar o sacrifício em benefício de seu povo e, em um ritual, atiraram-se no vulcão.

Satisfeito, o vulcão deixou de lançar lavas e passou a soltar diamantes. O vulcão, hoje, é a Serra do Tepequém, o qual tem a sua frente três serras que representam as jovens sacrificadas. Segundo a lenda, Tupã-queem significa “deus do fogo”.

Serviço

O que: V Arraiá do Comércio;

Quando: dia 22/06, a partir das 17h30, no Sesc Mecejana;

Como: aberto ao público, com entrada gratuita.