Sexteto de Cordas se apresenta no município do Rio Grande do Sul com participação especial de musicista venezuelana.
O Sexteto de Cordas do Sesc Roraima vai marcar presença na 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas, cidade do Rio Grande do Sul, onde se apresentarão duas vezes.
Composto pelos músicos Juan Carlos Lopez (Violoncelo), Azahel Alejandro (Viola) – e a dupla de irmãos – Santiago e Luis Palma (Violoncelo e Viola), e Pedro e Flávio Rocha (Violino), o grupo terá a companhia da convidada Maria Clara Ramirez que toca Fagote.
A primeira apresentação ocorrerá na noite desta quarta-feira, 17, na Catedral Anglicana do Redentor, uma das igrejas mais conhecidas da região. Na sexta-feira, 19, os músicos farão uma participação especial em um cortejo no Hospital Escola UFPel.
Para fazer bonito no outro lado do país, os músicos roraimenses intensificaram a rotina de ensaios e, entre uma pausa e outra, contaram sobre a expectativa da viagem.
“Teremos uma experiência totalmente dedicada à música e de conhecer outras correntes musicais, uma vez que o evento tem a participação de músicos de todo lugar. É muito gratificante ter a oportunidade de representar o nosso estado”, detalhou Azahel Alejandro, que participa da Orquestra do Sesc desde 2021.
Este é o segundo ano consecutivo em que o Sesc Roraima participa do Festival e, segundo o professor de música Ramon Antonio, isso é um grande reconhecimento. “Temos ótimos músicos em Roraima e é de suma importância que a nossa arte seja vista por pessoas de outros estados”, disse.
CORDAS E SOPROS
A musicista venezuelana Maria Clara Ramirez se junta a uma combinação encantadora de cordas e sopros, ao interpretar lindas notas emitidas pelo instrumento Fagote.
A artista participou do I Festival Internacional Sesc de Música de Roraima e foi convidada para vivenciar mais uma experiência musical, dessa vez em Pelotas, na companhia do Sexteto de Cordas.
“É uma felicidade imensa mostrar meu trabalho na companhia dos músicos de Roraima que são extremamente talentosos. É um momento muito importante para mim”, expressou a artista que tem 10 anos de experiência.
ORQUESTRA JOVEM DO SESC
O Sexteto de Cordas faz parte de cursos da Formação de Orquestra Jovem do Sesc, que busca fomentar, formar e incentivar estudantes, desenvolvendo o aprendizado da música de concerto através dos instrumentos de cordas, numa proposta de sensibilização musical, valorização e conhecimento da música erudita.
O projeto foi iniciado em 2020, sendo sucessor da Orquestra de Câmara do Sesc Roraima criado em 2005.