Sesc realiza palestra sobre turismo comunitário em Roraima

‘Roteiros Turísticos de Base Comunitária em Roraima’, traz consultor e historiador Cadu de Castro para palestra sobre turismo comunitário. O evento acontece na próxima sexta-feira, 09 de agosto, às 18h30, no CineSesc Abrahim Jorge Fraxe (Sesc Mecejana) e é aberto para a comunidade. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. Os interessados em certificação, podem se inscrever em http://bit.ly/33gv04A.

Com duração de aproximadamente uma hora, a palestra tem como objetivo apresentar as metodologias de excursões no turismo comunitário, e tem como público-alvo os estudantes e guias de turismo, empresários do ramo turístico e lideranças indígenas. O grupo indígena ‘Kanarô’, que se apresentará no mesmo dia no Sonora Brasil, fará uma participação especial durante o evento, celebrando o Dia Internacional dos Povos Indígenas.

O turismo comunitário proporciona aos participantes maior conhecimento da cultura e dos costumes, além de  desenvolver atividades que valorizem a história, os saberes, fazeres e identidades locais. Roraima tem muitas áreas propícias para realizar esta modalidade do turismo, como a Raposa Serra do Sol, Serra do Tepequém, e o município do Uiramutã, por exemplo.

Excursão – O primeiro destino é a Serra do Tepequém, com passeio nos dias 10 e 11 de agosto, onde os participantes poderão participar de uma roda de conversa em uma vivência de garimpo. Restam poucas vagas! Os interessados em se inscrever devem procurar uma das Centrais de Relacionamento com o Cliente: Sede Administrativa – Rua Araújo Filho, Nº 947, Centro ou Academia Sesc – Rua João Barbosa, Nº 143, Mecejana. Dúvidas e mais informações: 3624-9858 ou 3212-2800.

Cadu de Castro –  é historiador com especialização em história colonial regional, pós-graduado em gestão ambiental, guia de turismo e fotógrafo. Foi professor universitário para as disciplinas de História Regional e História da Arte, e Roteiros, para o curso de Turismo da UNIBERO; e em cursos de guia de turismo do SENAC-SP. Desenvolve projetos de turismo social e especialmente turismo de base comunitária, na comunidade indígena do Ro Silveiras, em Bertioga; de moradores de cortiços, em Santos; com refugiados sírios e congoleses, em São Paulo; com comunidade caiçara, em Bertioga; com quilombolas, em Ubatuba e em morros no Rio de Janeiro.