RAÍZES DO AÇAÍ

O roteiro “Raízes do Açaí”, é composto por atividades que propiciam experiências sensoriais  aos participantes, por intermédio de vivências e oficinas gastronômicas que incluem a participação de produtores rurais. O roteiro é desenvolvido em propriedade rural designada, cuja atividade principal é o cultivo do açaí. O grupo será acompanhado por um guia regional e recepcionado pelo proprietário do lugar, que mediará a atividade.

RODA DE CONVERSA

O grupo será recepcionado pelo morador ou proprietário, que em um bate papo contará suas vivências, desde a vinda de sua cidade de origem, à sua ascensão como empreendedor/produtor em Roraima.

DURAÇÃO MÉDIA – 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

VIVÊNCIA NA PLANTAÇÃO DE AÇAÍ

o grupo participará de uma vivência na plantação de açaí, sob a supervisão do proprietário e/ou produtor. O mesmo explanará sobre os processos de plantio, colheita, lavagem, despolpagem e congelamento do produto, contribuindo também com informações sobre o manejo e conservação do solo, de modo a facilitar a aprendizagem dos participantes.

DURAÇÃO MÉDIA – 1 HORA

INTENSIDADE – LEVE

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Após a vivência na plantação de açaí, os visitantes serão estimulados à fruição por intermédio de apresentação artística musical, alternando canções e estórias que refletem a relação da população nortista com o fruto.

DURAÇÃO MÉDIA- 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

OFICINA CULINÁRIA À BASE DE AÇAÍ

A matéria prima obtida na vivência da plantação de açaí será utilizada para uma receita culinária, a ser ministrada por um nutricionista do Sesc ou por um morador local. Além de ensinar o modo de preparo, o profissional indicado dará orientações sobre os benefícios do fruto à saúde, permeando também questões de segurança alimentar. Ao fim da atividade participantes degustarão da receita preparada à base de açaí.

DURAÇÃO MÉDIA- 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE