O programa de assistência social do Sesc, o Mesa Brasil, está com inscrições abertas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Os interessados devem acessar o site www.sescrr.com.br até o dia 31 de julho, preencher o formulário e aguardar o contato da equipe técnica. Todo o processo é gratuito.
Para participar, é importante que a instituição possua as seguintes documentações: estatuto da instituição; CNPJ; RG e CPF do responsável; plano de ação do ano corrente; inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS (se possuir); e comprovante de endereço. Os selecionados poderão receber doações de alimentos e suporte assistencial do programa.
Mesa Brasil Sesc – É uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional por meio da doação de alimentos excedentes a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas para consumo consciente dos alimentos e resgate da cidadania.
Quem pode doar? – Indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, produtores, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transportes e outros.
O que pode ser doado – Alimentos em geral: frutas; legumes e verduras; frios e laticínios; grãos e cereais; enlatados e conservas; pães e massas. Produtos e serviços: embalagens; combustível; utensílios de cozinha; lavagem de veículos; transporte; cessão de espaços; trabalho voluntário em atividades educativas, seleção e manipulação de alimentos, captação de recursos, entre outros.
Vantagens de ser doador – Ampliação das ações de responsabilidade
social e cidadania corporativa; abatimento de Imposto de Renda; isenção de ICMS
e IPI (Confaz – Decreto nº 41.374 de 30 de janeiro de 2002, art. 1) para os
produtos e serviços doados ao Programa Mesa Brasil Sesc;
– Diminuição de custos com descarte de produtos
fora dos padrões de comercialização, porém próprios para o consumo;–
Participação em ações educativas sobre temas de interesse do doador;
– Acompanhamento da destinação final das doações
através de relatórios e informativos;
– Divulgação das ações sociais por meio dos canais
de comunicação do Sesc.