MEMÓRIAS ANCESTRAIS DO GUARIBA

O roteiro “Memórias Ancestrais do Guariba” é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo.

Na Comunidade Guariba, entre as atividades estão a visitação a viveiros de espécies cultivadas para reflorestamento, vivências nas plantações de pimentas, e realização de danças típicas e rodas de conversa com moradores detentores das memórias ancestrais da comunidade.

DANÇA DO PARIXARA E VIVEIRO DE PLANTAS

O Parixara consiste em uma dança acompanhada por cânticos que se manifestam em momentos da alegria para comunidade. Nesta atividade, o participante é recepcionado e convidado a participar da dança. Após isso, poderá visitar pequenos projetos de reflorestamento de pau-rainha que é a árvore nativa da região. A atividade é coordenada por educadores da comunidade.

DURAÇÃO MÉDIA – 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

VIVÊNCIA SOBRE TRABALHO E GÊNERO: ROÇAS DE PIMENTA

Nesta atividade, por intermédio de uma vivência de plantio ou colheita de mudas, as mulheres da comunidade responsáveis por essas áreas explicam sobre os diversos tipos de pimenta e ensinam como funciona o manejo de suas roças. O objetivo é proporcionar aos participantes a vivência do trabalho na roça, bem como compreender a dinâmica distinta do trabalho indígena.

DURAÇÃO MÉDIA – 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

ALMOÇO TÍPICO

Nessa vivência, os participantes são recebidos para degustar a Damurida (peixe ensopado em molho de pimenta) e outros pratos à base de peixe e galinha. É possível acompanhar o preparo da comida antes da refeição. O almoço ocorre na casa do Tuxaua ou demais membros da comunidade.

DURAÇÃO MÉDIA – 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

RODA DE CONVERSA COM MEMBROS DA COMUNIDADE

Estas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde lideranças femininas falam de suas histórias de vida, da relação de gênero na comunidade e do papel da Organização de Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR).

Outra opção é realizar a roda de conversa com pessoas mais velhas da Guariba, já que são detentoras das memórias que remetem à cosmovisão dos povos indígenas.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

TRILHA AO IGARAPÉ DA GALINHA

Nesta atividade, o participante será levado à Pedra da Galinha, que é uma formação rochosa banhada por um igarapé e apreciado pela comunidade para o banho. O objetivo dessa atividade é proporcionar momentos de integração entre os viajantes e a comunidade, por intermédio de uma atividade de lazer.

DURAÇÃO MÉDIA – 2 HORAS 30MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE


O ROTEIRO INCLUI: Hospedagem na Estância Ecológica Sesc Tepequém com pensão completa, transporte ida e volta, guia de turismo regional credenciado e, conforme a programação, atividades, refeições extras, taxas e ingressos.