MEMÓRIAS ANCESTRAIS DO GUARIBA

O roteiro “Memórias Ancestrais do Guariba”, é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo. Na Comunidade Guariba, as atividades vão desde a visitação a viveiros de espécies cultivadas para reflorestamento, vivências nas plantações de pimentas à realização de danças típicas e rodas de conversa com moradores detentores das memórias ancestrais da comunidade.

DANÇA DO PARIXARA E VIVEIRO DE PLANTAS

O Parixara consiste em uma dança acompanhada por cânticos, que se manifestam em momentos da alegria para comunidade. Nesta atividade, o participante é recepcionado e convidado á participar da dança. Após isto, poderá visitar pequenos projetos de reflorestamento de pau-rainha, árvore nativa da região e que é coordenado por educadores da comunidade.

DURAÇÃO MÉDIA – 1HORAS 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

VIVÊNCIA SOBRE TRABALHO E GÊNERO: ROÇAS DE PIMENTA

Nesta atividade, por intermédio de uma vivência de plantio ou colheita de mudas, as mulheres da comunidade responsáveis por essas áreas explanarão sobre os diversos tipos de pimenta, além de informar sobre como se dá o manejo de suas roças. O objetivo principal é proporcionar aos participantes a vivência do trabalho na roça, bem como compreender a dinâmica distinta do trabalho indígena.

DURAÇÃO MÉDIA – 1HORAS 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

ALMOÇO TÍPICO

Nessa vivência os participantes são recebidos para degustar a Damurida (peixe ensopado em molho de pimenta) e outros pratos à base de peixe e galinha. Antes do almoço, terão a oportunidade de acompanhar o preparo. O almoço ocorrerá na casa do Tuxaua ou demais membros da comunidade.

DURAÇÃO MÉDIA – 1HORAS 30MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

RODA DE CONVERSA COM MEMBROS DA COMUNIDADE

Consideramos muito relevante a realização de rodas de conversa entre membros da comunidade e visitantes. Estas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde lideranças femininas  falam de suas histórias de vida, da relação de gênero na comunidade e do papel da Organização de Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR). Outra opção é realizar a roda de conversa com pessoas mais velhas da Guariba, detentoras das memórias que remetem à cosmovisão dos povos indígenas.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

TRILHA AO IGARAPÉ DA GALINHA

Nesta atividade o participante será levado à Pedra da Galinha, formação rochosa banhada por um igarapé e apreciado pela comunidade para o banho. O objetivo desta atividade é proporcionar momentos de integração entre viajantes e comunidade por intermédio de uma atividade de lazer.

DURAÇÃO MÉDIA – 2HORAS 30MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

INCLUI: Hospedagem na Estância Ecológica Sesc Tepequém com pensão completa, transporte ida e volta, guia de turismo regional credenciado, e, conforme a programação, atividades, refeições extras, taxas e ingressos.