JOIAS DO GARIMPO

O roteiro “Joias do Garimpo”, é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo, considerando as características do Tepequém e visando a construção do conhecimento por intermédio de vivências distintas.

TRILHA PARA O TILIM DO GRINGO E CACHOEIRA DO FUNIL

A trilha que leva ao Tilim do Gringo e à Cachoeira do Funil é histórica, pois estes dois pontos marcam a intervenção antrópica para a atividade do garimpo. O Tilim consiste em uma passagem entre pedras, construída por intermédio de explosões de dinamite, para desviar o Igarapé do Cabo Sobral e facilitar a extração do diamante. É uma obra de engenharia rudimentar, feita no início das atividades mineradoras da região, em meio à mata de buritis. Após a visita ao Tilim, seguir-se-á para a Cachoeira do Funil. Durante o trajeto, é possível encontrar pessoas garimpando, e observar objetos, utensílios e restos de maquinários dos antigos garimpos . Portanto, a trilha é uma espécie de museu a céu aberto sobre a história do garimpo. Na Cachoeira do Funil, haverá tempo para banho.

DURAÇÃO MÉDIA – 4 HORAS

INTENSIDADE – MODERADA

RODA DE CONVERSA COM MORADOR LOCAL

Consideramos muito relevante a realização de rodas de conversa entre membros da comunidade e visitantes. Estas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde os moradores relembram suas histórias e memórias do garimpo.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

VIVÊNCIA DE GARIMPO

Após a visita a sítios históricos ligados ao garimpo e conversas com quem vivenciou a história do garimpo, a idéia é experimentar na prática a vivência do garimpeiro. Um garimpeiro estará te esperando no Igarapé do Paiva com seu equipamento de trabalho: pá e surucas. El ensinará a preparar o cascalho para ‘surucar’, como costumam dizer sobre o ato de peneirar.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA 30 MINUTOS INTENSIDADE – LEVE