JOIAS DO GARIMPO

O roteiro “Joias do Garimpo” é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo, considerando as características do Tepequém e visando a construção do conhecimento por intermédio de vivências distintas.

TRILHA PARA O TILIM DO GRINGO E CACHOEIRA DO FUNIL

A trilha que leva ao Tilim do Gringo e à Cachoeira do Funil é histórica, pois estes dois pontos marcam a intervenção antrópica para a atividade do garimpo. O Tilim consiste em uma passagem entre pedras, construída por intermédio de explosões de dinamite, para desviar o Igarapé do Cabo Sobral e facilitar a extração do diamante.

É uma obra de engenharia rudimentar, feita no início das atividades mineradoras da região, em meio à mata de buritis. Após a visita ao Tilim, a próxima trilha é para a Cachoeira do Funil. Durante o trajeto, é possível encontrar pessoas garimpando, e observar objetos, utensílios e restos de maquinários dos antigos garimpos .

Portanto, a trilha é uma espécie de museu a céu aberto sobre a história do garimpo. Na Cachoeira do Funil, haverá tempo para banho.

DURAÇÃO MÉDIA – 4 HORAS

INTENSIDADE – MODERADA

RODA DE CONVERSA COM MORADOR LOCAL

Essas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde os moradores relembram suas histórias e memórias do garimpo.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA

INTENSIDADE – LEVE

VIVÊNCIA DE GARIMPO

Após a visita a sítios históricos ligados ao garimpo e conversas com quem vivenciou a história dessa atividade, a ideia é experimentar, na prática, a vivência do garimpeiro.

Um garimpeiro espera os participantes no Igarapé do Paiva com seu equipamento de trabalho: pá e surucas. Com isso, é ensinado a preparar o cascalho para ‘surucar’, como costumam dizer sobre o ato de peneirar.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE