DO BARRO À ARTE

O roteiro “Do Barro à Arte”, é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo. Na Comunidade Mangueira, as atividades propostas nos ajudam a compreender que as etnias indígenas brasileiras são diversas e múltiplas, por intermédio de atividades que vão desde a confecção de adornos feitos com sementes e com o barro, valorizando os saberes e fazeres locais.

VIVÊNCIA DO BARRO À ARTE

Nesta vivência, antes de colher o barro, os participantes aprenderão que muito mais que colher a argila e moldá-la, trabalhar com esta matéria prima é um ritual de fé em que muitas relações simbólicas dos antepassados estão presentes. A oficina para a produção de pingentes feitos com barro ocorrerá na casa de Elton Taurepang, sede do projeto Semente das Artes.  Elton instruirá os participantes a moldar, secar e realizar a queima dos pingentes. 

DURAÇÃO MÉDIA – 3 HORAS

INTENSIDADE – LEVE

ALMOÇO TÍPICO

Nessa vivência os participantes são recebidos para degustar a Damurida (peixe ensopado em molho de pimenta) e outros pratos à base de peixe e galinha. Antes do almoço, terão a oportunidade de acompanhar o preparo. O almoço poderá ocorrer na Comunidade Mangueira, ou na Comunidade Araçá, localizada há poucos quilômetros dali.

DURAÇÃO MÉDIA – 1HORAS 30MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

RODA DE CONVERSA COM MEMBROS DA COMUNIDADE

Consideramos muito relevante a realização de rodas de conversa entre membros da comunidade e visitantes. Estas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde lideranças femininas  falam de suas histórias de vida, da relação de gênero na comunidade e do papel da Organização de Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR). Essa atividade poderá ocorrer na Comunidade Mangueira, ou na Comunidade Araçá.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

DANÇA DO PARIXARA

O Parixara consiste em uma dança acompanhada por cânticos, que se manifestam em momentos da alegria para comunidade. Nesta atividade, o participante é recepcionado e convidado a participar da dança.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

INCLUI: Hospedagem na Estância Ecológica Sesc Tepequém com pensão completa, transporte ida e volta, guia de turismo regional credenciado, e, conforme a programação, atividades, refeições extras, taxas e ingressos.