DO BARRO À ARTE

O roteiro “Do Barro à Arte” é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo.

As atividades propostas na Comunidade Mangueira nos ajudam a compreender que as etnias indígenas brasileiras são diversas e múltiplas, por intermédio de atividades que incluem a confecção de adornos feitos com sementes e com o barro, valorizando os saberes e fazeres locais.

VIVÊNCIA DO BARRO À ARTE

Nessa vivência, antes de colher o barro, os participantes aprendem a colher a argila e moldá-la e que trabalhar com esta matéria prima é um ritual de fé em que muitas relações simbólicas dos antepassados estão presentes.

A oficina para a produção de pingentes feitos com barro ocorre na casa de Elton Taurepang, que é a sede do projeto Semente das Artes.  Elton instrui os participantes a moldar, secar e realizar a queima dos pingentes. 

DURAÇÃO MÉDIA – 2 HORAS

INTENSIDADE – LEVE

ALMOÇO TÍPICO

Nessa vivência, os participantes são recebidos para degustar a Damurida (peixe ensopado em molho de pimenta) e outros pratos à base de peixe e galinha. Eles também têm a oportunidade de acompanhar o preparo da comida antes do almoço. A refeição pode ocorrer na Comunidade Mangueira ou na Comunidade Araçá, localizadas há poucos quilômetros dali.

DURAÇÃO MÉDIA – 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

RODA DE CONVERSA COM MEMBROS DA COMUNIDADE

Essas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde lideranças femininas falam de suas histórias de vida, da relação de gênero na comunidade e do papel da Organização de Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR). Essa atividade pode ocorrer na Comunidade Mangueira ou na Comunidade Araçá.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORA E 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE

DANÇA DO PARIXARA

O Parixara consiste em uma dança acompanhada por cânticos, que se manifestam em momentos da alegria para comunidade. Nessa atividade, o participante é recepcionado e convidado a participar da dança.

DURAÇÃO MÉDIA- 30 MINUTOS

INTENSIDADE – LEVE


O ROTEIRO INCLUI: Hospedagem na Estância Ecológica Sesc Tepequém com pensão completa, transporte ida e volta, guia de turismo regional credenciado e, conforme a programação, atividades, refeições extras, taxas e ingressos.