Luís Carlos Pinho Dias tem 17 anos e vai cursar Viola Clássica
O aluno Luís Carlos Pinho Dias, da Orquestra Jovem do Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc-RR), de 17 anos, foi aprovado no processo seletivo do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, em São Paulo, para cursar Viola Clássica. Ele embarca para o novo desafio na madrugada de sábado (11).
“Passar no Conservatório de Música de Tatuí é uma das minhas primeiras grandes conquistas e estou muito feliz e ansioso pelo meu futuro”, celebrou Luís Carlos, que toca o instrumento há 6 anos. Além da participação na Orquestra Jovem do Sesc-RR, o estudante frequenta aulas e ensaios no Instituto Boa Vista de Música (IBVM), onde iniciou tocando flauta.
Para o instrutor de cultura do Sesc-RR e regente da orquestra infanto-juvenil do IBVM, Ramón Pérez, a música pode ser um estímulo para os jovens e tem o poder transformador de criar outras perspectivas sobre a vida.
“Me sinto realizado como professor, pois quando esse tipo de sucesso acontece, podemos demonstrar para o povo roraimense que a música pode gerar oportunidades para tantos outros talentos no estado, assim como o Luís”, destacou Ramón.
Além de ganhar a bolsa de estudos, Luís foi selecionado para compor a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Segundo o jovem, ter a ajuda do instrutor Ramon Pérez foi fundamental no processo de aprendizado na música e nas etapas de provas para o Conservatório. Ele afirma que tem como inspiração o maestro Emanuelle Baldini.
Uma das principais escolas de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é responsável pela formação de diversos instrumentistas, cantores, atores e músicos de prestígio internacional. Além de ganhar a bolsa de estudos, Luís foi selecionado para compor a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Orquestra Jovem Sesc Roraima
Iniciado em 2005, a partir da continuidade do projeto de Orquestra de Câmara, o curso de formação de Orquestra Jovem Sesc Roraima é uma atividade arte-educativa que tem como propósito fomentar, formar e incentivar estudantes, desenvolvendo o aprendizado da música de concerto por meio dos instrumentos de cordas, numa proposta de sensibilização musical, valorização e conhecimento da música erudita.