Restaurantes do Sesc produzirão as refeições destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade
Mais da metade da população brasileira se encontra em situação de insegurança alimentar. É o que aponta o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Como resposta a este cenário o Sesc lança neste segundo semestre de 2021 o projeto Ação Emergencial Sesc, que em parceria com o Mesa Brasil Sesc vem distribuindo refeições à população em vulnerabilidade social e nutricional.
“Frente ao grave cenário, entendemos ser fundamental a adoção de estratégias urgentes que se traduzam em respostas rápidas e efetivas ao enfrentamento das questões da fome. A partir de cardápios simples e econômicos, mas com grande valor nutricional, vamos possibilitar o reforço alimentar a esta parcela da população. Essa também é uma forma de enfrentar a pandemia, visto que a alimentação é fator essencial para garantia de uma vida saudável”, disse a Diretora de Programas Sociais, Lúcia Prado.
As refeições serão produzidas nos restaurantes do Sesc em 8 estados e destinadas a pessoas em vulnerabilidade social e que são atendidas por instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc, que não possuam estrutura para o preparo dos alimentos. Serão duas opções de cardápio: sopa ou pratos compostos por proteínas, cereal ou massa, feijão ou lentilha e legumes cozidos. A meta é distribuir 100 refeições por dia, de segunda a sexta-feira.
Mesa Brasil Urgente
O Sesc também está atuando com a campanha Mesa Brasil Urgente, com arrecadação de recursos financeiros para aquisição de cestas básicas, distribuídas conforme o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). Em um mês, a ação arrecadou mais de R$ 783 mil e 31 mil pessoas foram beneficiadas em 15 estados. A campanha é aberta a participação população, a partir de doações de qualquer valor pelo site https://mesabrasilurgente.com.br.