“A arte é a nossa principal ferramenta”, diz integrante do próximo espetáculo do Palco Giratório

 O primeiro espetáculo do Palco Giratório foi um sucesso e lotou o Teatro Jaber Xaud, no Sesc Mecejana. A próxima apresentação, “Aquelas’  acontece no dia 20, sábado às 20h, e para prestigiar, basta levar 1 kg de alimento não perecível.

 ‘Aquelas’ é uma apresentação da companhia de Teatro Manada, do Ceará. Remonta à história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre (CE). Assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, transformada em mártir e até hoje é ícone de devoção do povo da região. No espetáculo, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. Uma encenação delicada e cruel que apresenta, por meio de quadros performativos, um caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista. Bom apetite!

De acordo com Monique Cardoso, uma das integrantes da equipe, contou que a peça traz a representação de histórias de mulheres que sofrem violências no decorrer do tempo.

“É um grito nosso, de como podemos combater e não reproduzir pensamentos machistas que nos matam todos os dias, então a arte é a nossa principal ferramenta para toda essa violência”.

Monique declarou ser um ‘presente’ viajar pelo Brasil levando a discussão de um tema tão importante como este. ‘Aquelas’ é a primeira obra do grupo, e a próxima deve ser lançada em novembro.

            A classificação indicativa para o evento é para maiores de 14 anos, e tem duração de 50 minutos. A quantidade de vagas é limitada, por isso o  público deve chegar pelo menos uma hora antes do espetáculo, levando 1kg de alimento.