Sesc comemora 20 anos da Estância Ecológica em Tepequém, no Amajari

            Duas décadas em metamorfose! É com esse slogan que a Estância Ecológica Sesc Tepequém comemora seus 20 anos de implantação em Roraima. O mês de setembro foi repleto de comemorações, para celebrar este aniversário. E para finalizar a programação, a chefe Kalu Brasil, apresentou pratos típicos da culinária Roraimense, no último sábado (28) para convidados.

            Na oportunidade, que contou com as presenças do Diretor Geral do Sesc Nacional, Carlos Artexes Simões e da Diretora Regional do Sesc-RR, Lisiane Carnetti, o Presidente do Sistema Fecomércio Roraima, Ademir dos Santos, comemorou as conquistas que a estância trouxe para os trabalhadores do comércio, e também para o público em geral do estado.

            “Costumo dizer que a Serra do Tepequém tem duas histórias: uma antes e outra após a chegada do Sesc, que tem levado uma estrutura de qualidade nas instalações, no atendimento, na alimentação e no lazer. Somos uma Reserva Particular que possibilita atividades ecossistêmicas, contribui para a manutenção da biodiversidade, além de valorizar a história, os saberes e fazeres locais, e a conservação do patrimônio natural”, pontuou.

            Francisco Galvão, colaborador do Sesc há 15 anos, conta como a Estância modificou a realidade da região. “O Sesc aqui no Tepequém trouxe muitos benefícios à comunidade e não falo isso só porque trabalho na instituição, mas porque observamos o aumento na geração de empregos, realização de trabalhos culturais e outros eventos. A comunidade em torno precisava de um incentivo para promover atividades assim, ajudando a crescer a economia e a renda das famílias”, afirmou.

            #SescTepequém20anos – Em 1999 o Sesc assinava o recibo de compra e venda do sítio Cocal, em seguida, em 2001, recebia o certificado de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), integrando a política nacional de preservação da biodiversidade, assumindo seu papel de proteger uma significativa parcela da Serra do Tepequém, região com particularidades e belezas singulares.

            Além de reforçar e elevar a autoestima do grupo local, consolida a marca Sesc como parceiro fundamental para a valorização das pessoas e das identidades locais, possibilitando o progresso econômico e social das comunidades em seu entorno e do município como um todo.

            Hoje, o maior patrimônio que vimos no Tepequém são as belezas naturais, com fauna e flora só encontradas na região, além das formações rochosas e cachoeiras, somadas à imensidão verde do lavrado, céu azul e pôr-do-sol radiante. Lugar de magia singular, assim como o Sesc.