Ensino Médio Integral

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, com o objetivo de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, possibilitando o prosseguimento de estudos, a preparação para o trabalho e a cidadania, formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual. A jornada escolar em tempo integral amplia o currículo escolar, permitindo a formação na dimensão individual e coletiva, de um indivíduo crítico e ativo, com responsabilidade para contribuir com a transformação do meio em que vive a partir do conhecimento e da prática da vida.

A finalidade educativa do Ensino Médio, a partir de 2018,  tem como referência as diretrizes da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM-RJ), que traz uma proposta inovadora, baseada nas metodologias ativas.

Intercâmbio Cultural/Saída Pedagógica

Desbravadores do Conhecimento

Objetivo: Oportuniza ao estudante do Ensino Médio Integral vivenciar e conhecer a diversidade étnica, valores, costumes e praticar a integração cultural, além de exercitar a cidadania através de momentos de contato e convivência realizada nas ocasiões das aulas passeio. A ação visa também promover o contato com aspectos marcantes da cultura fronteiriça do Estado de Roraima.

Metodologia:  Entende-se que a composição do currículo escolar é de fundamental importância para que o processo educacional seja capaz de incluir socialmente os cidadãos e cidadãs. A língua estrangeira tem fundamental importância na formação da pessoa para o acesso aos serviços e bens culturais, atualmente, inteiramente globalizados.

O Projeto será desenvolvido com as Séries do Ensino Médio, obedecendo a um cronograma anual, de forma interdisciplinar, tendo em seu primeiro momento, a contextualização em sala de aula com referenciais teóricos de acordo com os temas abordados e objetivos a serem alcançados.

As atividades desse projeto visam trabalhar de forma interdisciplinar a prática da aula de campo no ensino e aprendizagem, utilizando os conceitos vistos em sala de aula em todas as disciplinas ofertadas pelo Centro de Educação Sesc, contemplando assim, as três áreas do conhecimento e serão acompanhados por professores e equipe gestora.

Público-alvo: 1º série, 2º série e 3º série

Onde são realizadas as ações: Visitas externas e Tepequém

Eu Eleitor

Objetivo: Possibilitar aos alunos uma formação cultural e cívica, fortalecendo as relações sociais, além de discutir o papel do jovem como cidadão e agente de mudança na família e na sociedade.

Metodologia: Palestras e visitas a Assembléia Legislativa, com o objetivo de aproximá-los da realidade da política. Produção de propostas de governo.

Público-alvo: 1º série e  2º série do Ensino Médio

Onde são realizadas as ações/atividades? Escola Sesc

Jovens Escritores

Objetivo: Incentivar a produção de texto dentro e fora do ambiente escolar, despertar a criatividade dos alunos, trabalhar a escrita/ortografia, a oralidade, sobretudo a prática da leitura.

Metodologia: Após as atividades realizadas em sala de aula sobre tipos e gêneros textuais, surgiu a ideia do trabalho ‘Jovens Escritores’, ele consiste na produção de livros de autoria dos próprios alunos e, posteriormente, peças teatrais encenando as histórias contadas nos livros.

Para que a realização desse trabalho se torne mais interessante e atraente para os alunos, fica a critério deles a escolha das temáticas, tais como: Amor, guerra, tabus, preconceito, adolescência, mitos… E produzem em diversos gêneros, dentre eles ficção, romance, aventura e comédia.

Público-alvo: 1º série, 2º série e 3º série

Onde são realizadas as ações: Espaços do Centro de atividades e Teatro Jaber Xaud

Ciclos de Palestras

Objetivo: Promove o desenvolvimento de habilidades sociais e contribui para a redução do risco social por compreender que os adolescentes/jovens estão no contexto atual, diante de situações que exigem orientações para a formação de valores que os conduzam ao usufruto dos seus direitos, proteção e deveres, condição para o exercício da sua cidadania com engajamento e responsabilidade social.

As palestras são de interesse da comunidade escolar, de cunho social, científico, formativo e cultural, realizadas no decorrer do ano letivo, aprendizagem e a auto aprendizagem do aluno.

Público-alvo: alunos do Ensino Médio

Onde são realizadas as ações: na Escola Sesc

OBS.: Todos os projetos são realizados nos espaços da escola e no Centro de Atividades, em parceria com as demais áreas. As atividades são promovidas no decorrer do ano letivo, conforme o Calendário Escolar.

Orientação Profissional

Objetivo: Proporcionar aos alunos da 3ª série do Ensino Médio a realização da escolha profissional.

Metodologia: Utilização de testes, com objetivo de identificar a área de interesse e entrevistas individuais;

– Desenvolvimento de trabalhos em grupo que visem uma interação entre os alunos;

– Pesquisa;

– Debates;

– Leituras e atividades que possibilitem uma compreensão a respeito das profissões; e

–  Dinâmicas de grupo e rodas de conversa.

Público-alvo: alunos da 3º série do ensino médio

· Pré Vestibular / PSS1 e PSS2

Objetivo: Preparar os alunos para os seriados e vestibulares em geral

Metodologia: Oferecer aulas diferenciadas e dinâmicas focadas nos editais.

Público Alvo: alunos do Ensino Médio

Oficinas Currículo Diversificado

Objetivo: Proporcionar aos nossos alunos uma gama de atividades e experiências relacionadas ao esporte, lazer e cultura.

Metodologia: Oferecemos atividades no período vespertino, no qual cada aluno escolhe as de maior interesse para desenvolvê-las.

Público-alvo: 1º e 2º séries do Ensino Médio

Onde serão realizadas: Centro de atividades Sesc