Ensino Fundamental II

O Ensino Fundamental II atende alunos do 6º ao 9º ano, destina-se à formação dos estudantes que estão na fase da pré-adolescência e adolescência. Nessa etapa, destacam-se os conteúdos que fazem sentido para a vida e que favorecem a aprendizagem permanente, pautados na compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade. São utilizadas metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, da argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, além de desenvolver o espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. (PCN 5.º ao 8.º Ano, 1998, p. 44)

PROJETO – MULHERES PROTAGONISTAS DE UMA HISTÓRIA: CULTURA, DIVERSIDADE E ASCENSÃO                                            

Projeto desenvolvido com todas as áreas do conhecimento, trazendo para discussão a importância das mulheres que foram e são destaques em suas áreas de atuação desvencilhando estereótipos e paradigmas.

Metodologia

Com o intuito de refletir sobre o ‘Ser Mulher’ na sociedade contemporânea, o projeto propõe um repensar de valores e o Empoderamento da Mulher.  Tal repensar parte de ações como a observação dos banheiros femininos, que apresentam um contexto que denigre a figura feminina, através de palavras e desenhos.

No decorrer das ações que norteiam o projeto, os alunos irão criar uma arte gráfica para o envelopamento das portas, como também a confecção de um painel que exalte a figura feminina, além de pinturas em diversas áreas da escola. Ao finalizar o projeto, será realizada uma Exposição com fotos do antes e depois das portas internas dos banheiros, utilizando-se do instrumento de produção literária de forma geral, como poemas, e seleção de figuras femininas que representam grande influência na sociedade em geral.

Público-alvo

Alunos da etapa de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

Onde são realizadas as ações/atividades?

Compreende todo o espaço escolar do Centro de Educação Sesc.

Mais informações: (Secretaria da escola do Centro de Educação Sesc)

PROJETO- FALE MI LANGUAGE – TRILÍNGUE E INTERDISCIPLINAR é uma proposta de Interpretação literária, utilizando-se do instrumento encenação e outras expressões artísticas, além da inserção de traduções de roteiros em Inglês e Espanhol, o que o torna um projeto trilíngue. Idealizado pela disciplina de Língua Portuguesa, com foco em Literatura, a partir de uma leitura significativa da obra ‘As memórias de Eugênia’, do autor e linguista Marcos Bagno. Reconhecendo a leitura literária como uma fonte de conhecimentos aplicáveis à vida do homem, de forma a capacitá-lo para a transformação do meio no qual está inserido.

Metodologia

Será desenvolvido em quatro etapas distintas. Seu lançamento marca o pontapé da leitura, consolidando a primeira etapa. Na segunda, serão produzidos roteiros de peça teatral com a versão original da obra e versões com adaptações. Tais roteiros serão traduzidos em Espanhol e Inglês. A terceira etapa será dedicada aos ensaios e a quarta será a Culminância do projeto, prevista para o quarto bimestre do ano letivo.

Público-alvo

Alunos da etapa de Ensino Fundamental II (7º e 8º ano)

Onde são realizadas as ações/atividades?

Compreende todo o espaço escolar do Centro de Educação Sesc

Mais informações: (Secretaria da escola do Centro de Educação Sesc)

PROJETO LEIO D+

Objetiva incentivar a leitura, tomando como primícias o fato de que a literatura é um dos caminhos para aprender e para descobrir os mistérios e os encantos da vida, além de oportunizar o desenvolvimento, fortalecer e possibilitar que o leitor, ao apropriar-se de novos conhecimentos, transforme a própria história.

Metodologia

O projeto LEIO D + é uma gincana entre os discentes da escola, que  visa  a arrecadação de livros paradidáticos e gibis para doação, mediante triagem dos responsáveis pela biblioteca da escola. Será realizado um campeonato de leitura destinado aos alunos do ensino fundamental (I e II) e médio. Para a turma com maior pontuação na arrecadação e para os três maiores leitores, haverá uma premiação com certificados, troféu e kindle (para o 1º colocado).

Público-alvo

Alunos da etapa de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Onde são realizadas as ações/atividades?

Compreende todo o espaço escolar do Centro de Educação Sesc

Mais informações: (Secretaria da escola do Centro de Educação Sesc)

PROJETO “ENTRE IDAS E VINDAS: CARTAS QUE ENTRELAÇAM…”

Vivencia experiências sociais, culturais e intelectuais por meio das trocas de cartas, proporcionando aos alunos a experiência de usar o gênero carta pessoal na prática e assim, contribuir para o ensino de língua portuguesa na perspectiva da modalidade escrita, despertando o desejo de escrever de forma natural, tendo em vista que a prática da escrita deixará de ser apenas um instrumento de avaliação, de ser teoria, sendo assim, os alunos serão protagonistas das produções textuais em sala de aula.

Medotologia

Para a realização do projeto é feito um convite a uma escola da periferia para participar das ações. Os alunos de ambas as escolas farão produções de textos (cartas) individuais de apresentação pessoal sem identificação, utilizando apenas codinomes. As cartas são enviadas periodicamente a cada 30 dias com a supervisão dos professores envolvidos, as cartas abordarão conteúdos de cunho escolar, familiar, datas comemorativas nacionais e locais, atividades de rotina, para que seja efetivada uma proximidade e afetividade. Dessa forma os alunos vivenciaram e compreenderam como acontecem os desdobramentos dos aspectos sociais, culturais e intelectuais de maneira a promover uma reflexão sobre os valores humanos, sensibilizando-se para que sejam agentes multiplicadores de valores, tanto na família, quanto na escola e na sociedade.

Público-alvo

Alunos da etapa de Ensino Fundamental II (7º anos)

Onde são realizadas as ações/atividades?

Compreende todo o espaço escolar do Centro de Educação Sesc

Mais informações: (Secretaria da escola do Centro de Educação Sesc)

Os alunos do Ensino Fundamental II participaram da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que tem como objetivo o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais. É realizada por equipes com alunos dos oitavos e nonos anos e com o apoio do professor de história. São cinco fases online que duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas da equipe e a pesquisa em livros, internet e etc.

Segue o link de acesso: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb10/home

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP

A OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho. Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Segue o link de acesso – http://www.obmep.org.br/releases.htm