A Educação Infantil do Centro de Educação Sesc atende crianças de 3 a 5 anos de idade, sendo um espaço privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento, organizado e mediado por profissionais especializados nas necessidades de aprendizagem e nas condições de desenvolvimento das crianças pequenas. As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI – Resolução CNE/CEB nº. 05/09, artigo 4º) considera a criança como um sujeito histórico e de direitos, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sobre a sociedade, produzindo cultura. O reconhecimento desse potencial aponta para o direito de as crianças terem acesso a processos de apropriação, de renovação e de articulação de saberes e conhecimentos, como requisito para a formação humana, para a participação social e para a cidadania.
A proposta pedagógica da Educação Infantil do Sesc traduz o compromisso assumido com o projeto de uma pedagogia dinâmica, que privilegia a autonomia intelectual, o pensamento crítico e o espírito solidário. Assim, nossos objetivos ou expectativas de aprendizagem na educação infantil estão em consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, tendo como ênfase o CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, COMUNICAR e CONHECER-SE.
A rotina didática na Educação Infantil está pensada em 4 modalidades organizativas: Projetos; Sequências didáticas; Atividades permanentes e Atividades independentes.
Principais projetos/ações
· Encanta Sesc
Sensibilizar as crianças pelo gosto musical, criando condições para que possam refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento, estimulando a criatividade, o movimento, a percepção e o convívio social de forma prazerosa no mundo.
Metodologia
As apresentações são divididas em duas etapas: a primeira ocorre no 2º bimestre com as turmas da Educação Infantil, com algumas dinâmicas e apresentações, tais como: atividades rítmicas com copos, utilização de materiais alternativos como instrumentos musicais etc. E a segunda etapa acontece ao final 4º bimestre no encerramento do ano letivo.
Público-alvo
Alunos matriculados na etapa da educação infantil – crianças de 3 a 5 anos.
Onde são realizadas as ações/atividades?
No espaço da educação infantil (sala de aula, sala de música, pátio coberto) e no Teatro Jaber Xaud.
Mais informações
– Central de Relacionamento da Escola Sesc Mecejana – 3624-9850.
· Baú de Histórias
Oportunizar as crianças um ambiente integrador em que elas sejam protagonistas das suas práticas de oralidade e leitura, segundo suas hipóteses.
Metodologia
Realizado em parceria com a família, atuando como mediadora desse processo. A criança escolhe um livro na biblioteca ou no espaço de leitura da sala de aula, coloca no baú e leva para casa, onde ficará por uns dias. Juntamente com a família ela fará a leitura do livro escolhido. Esse exercício poderá ser repetido quantas vezes forem necessário, até que a criança sinta-se segura para, em sala, recontar a história aos seus colegas (a recontação da história ocorrerá da maneira mais natural possível, do jeito dela, da forma que ela conseguir). Realizado em parceria com a família, atuando como mediadora desse processo.
Público-alvo
Alunos matriculados no 2º período da educação infantil – crianças de 5 anos.
Onde são realizadas as ações/atividades?
No espaço da educação infantil – sala de aula.
· Nana Sesc
A Noite do Nana Sesc acontece com atividades que promovem expectativas e também aventuras que marcam o imaginário das crianças, é uma experiência vivida que contribui para a aquisição da autonomia e crescente independência, e especialmente para formação de laços afetivos sendo esse momento uma confraternização de encerramento dessa etapa de ensino.
Metodologia
Os professores preparam muitas atividades para envolver a criançada ouvindo histórias, participando de brincadeiras cooperativas e desafiadoras. A chegada acontece em uma discoteca onde na entrada receberão pulseiras de neon, enfim acontece o grande baile, com muita música e dança. O desfile de pijamas é o momento de mostrar todo o charme e elegância na passarela do teatro, momento único que ficará marcado em nossas memórias e nos registros fotográficos, que será visitado pelas famílias. Mas nem tudo pode ser agitação, na hora de acalmar os ânimos: um filme bem tranquilo… e o soninho vai chegando.
Público-alvo
Alunos matriculados no 2º período da educação infantil – crianças de 5 anos.
Onde são realizadas as ações/atividades?
Nos espaços do Centro de Atividades e Teatro.
· Ação: Pequeno cidadão (criança cidadã)
Enfatizar uma reflexão em torno das atitudes, normas e valores, princípios esses que integram e movem a conduta, orientam a vida e formam a personalidade, através da ética, da cidadania e principalmente o respeito ao Eu, o Outro e ao Espaço em que vivemos.
Metodologia
O trabalho acontece em sala de aula nas rodas de conversa e quinzenalmente nos momentos cívicos.
Público-alvo
Alunos matriculados na etapa da educação infantil – crianças de 3 a 5 anos.
Onde são realizadas as ações/atividades?
Nas salas de aula da educação infantil e no pátio externo.