Evento reuniu representantes dos sete estados da região Norte e contou com a participação de técnicos do Departamento Nacional para fortalecer a cultura de planejamento e inovação institucional
O Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realizou, nos dias 15 e 16 de abril, o primeiro Encontro Regional de Estratégia, Inovação e Processos da Região Norte. O evento marcou o início de uma série de encontros regionais promovidos pelo Departamento Nacional (DN), com o objetivo de fomentar a cultura do planejamento estratégico e apresentar metodologias inovadoras no âmbito do Sesc.
Estiveram presentes representantes dos sete estados da Região Norte (AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO), com a participação de um gestor de Planejamento e um embaixador de Inovação por estado, além de seis técnicos do Departamento Nacional.
“É uma grande alegria receber esse encontro aqui em Roraima. Ele representa um marco fundamental e decisivo para o Sesc. Sabemos de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir. Esse momento de construção coletiva, com foco no planejamento e na execução, mostra a importância da participação dos regionais na construção do todo. Agora, estamos caminhando rumo à inovação, a um novo Sesc, cheio de possibilidades e com uma base cada vez mais sólida.”, declarou Lisiane Gasner Carnetti, diretora regional do Sesc Roraima.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes acompanharam uma série de palestras voltadas ao alinhamento estratégico e ao fortalecimento da gestão ministradas por especialistas da área. No primeiro dia, Érlei Araújo, assessor da Assessoria de Planejamento e Inovação (Asplan) do DN, abriu os trabalhos com a palestra “O Contexto Estratégico do Sesc”. Em seguida, André Espíndola, especialista da Asplan, conduziu a apresentação “Estratégia Nacional do Sesc: Passado, Presente e Futuro”, seguida por uma análise das iniciativas estratégicas em curso. Ainda na parte da manhã, Allan Lima, analista da Asplan, trouxe uma pauta estratégica sobre indicadores e metas.
“Este encontro tem como objetivo traçar as diretrizes para as áreas de planejamento, inovação e processos dos departamentos regionais da região Norte. Estamos muito entusiasmados com tudo o que temos vivenciado aqui, o engajamento e a participação ativa das equipes têm sido inspiradores. Aproveitamos para agradecer, de forma especial, à diretora Lisiane pela receptividade, carinho e acolhimento, além dos momentos culturais que abrilhantaram ainda mais este encontro. Tudo isso fez uma diferença significativa.”, destacou Érlei Araújo, assessor de Planejamento e Inovação do Departamento Nacional.


Na parte da tarde, Dandara Almeida, analista da Asplan, conduziu a sessão sobre o “Guia de Gestão Sesc”, compartilhando os principais aprendizados obtidos na primeira rodada de aplicação do material.
O segundo dia foi dedicado às temáticas de estratégia e inovação com apresentações de Érlei Araújo e André Espíndola. Em seguida, Bruno Lopes, especialista da Asplan, apresentou a jornada de inovação do Sesc, e a Política de Inovação do Departamento Nacional.
Ao final do encontro, os participantes debateram os desafios e oportunidades identificados durante as atividades, fortalecendo o compromisso coletivo com a melhoria contínua da gestão estratégica no Sesc.
O evento foi um marco importante para a construção colaborativa de soluções e práticas inovadoras, promovendo a troca de experiências entre os regionais e fortalecendo as bases para uma atuação cada vez mais inovadora e alinhada aos objetivos institucionais.