SABERES E FAZERES TRADICIONAIS

O roteiro “Saberes e Fazeres Tradicionais”, é composto por atividades que podem ser organizadas de acordo com as necessidades do seu grupo. Na Comunidade Nova Esperança, as atividades propostas nos ajudam a compreender que as etnias indígenas brasileiras são diversas e múltiplas, por intermédio de atividades que vão desde trilhas em sítios arqueológicos e vivências que valorizam os saberes e fazeres locais.

VIVÊNCIA DE MEDICINAS TRADICIONAIS

A medicina tradicional indígena tem origem no conhecimento dos antepassados, transmitido de geração para geração. É baseada na produção de remédios feitos à base de cascas de árvores, folhas, raízes e outros produtos extraídos da natureza. A atividade inicia com um bate-papo com as pessoas da comunidade que produzem a medicina tradicional, que explanarão que é, onde encontrar, como são feitos os remédios e para que servem. Após colher as espécies de plantas utilizadas para as medicinas, juntos, produzirão os remédios. Nesta vivência, pretendemos aproximar o viajante destes saberes e fazeres, para que compreendam o que é e como age a medicina tradicional, e para que valorizem estes conhecimentos.

DURAÇÃO MÉDIA – 2 HORAS

INTENSIDADE – LEVE

VIVÊNCIA DE PRODUÇÃO DE FARINHA OU BEIJU

A farinha de mandioca e o beiju, assim como o peixe, são a base alimentar dos povos originários em boa parte do território brasileiro. Nas comunidades roraimenses, praticamente todas as famílias plantam suas roças de mandioca e produzem a farinha e o beiju. Nessa atividade os participantes farão uma visita às roças de mandioca, onde serão instruídos por um morador local sobre as formas de manejo, para depois aprender as demais etapas de trabalho como: descascar, ralar, peneirar, torrar, entre outros. Ao final, todos farão a degustação do produto que é a farinha ou o beiju.

DURAÇÃO MÉDIA – 4 HORAS

INTENSIDADE – LEVE

RODA DE CONVERSA COM MEMBROS DA COMUNIDADE

Consideramos muito relevante a realização de rodas de conversa entre membros da comunidade e visitantes. Estas rodas de conversa ocorrem de maneira informal, como uma conversa entre amigos, onde os moradores contam suas histórias e experiências que trazem na memória a fé, as relações simbólicas, os hábitos, os costumes, a cultura material e os ofícios do povo Wapichana.

DURAÇÃO MÉDIA- 1 HORAS 30MIN

INTENSIDADE – LEVE

TRILHA COATÁ

A comunidade de Nova Esperança localiza-se na Serra de Pacaraima, às margens da rodovia

federal BR-174. Por conta de sua localização geográfica, possui ecossistemas distintos da região do lavrado. A trilha Coatá, leva o participante a um passeio pela floresta, conduzido por guias da comunidade. Ao longo de todo o percurso da trilha é possível visualizar sítios arqueológicos, com inscrições em rochas deixadas por antigas civilizações. A aventura encerra com um refrescante banho de igarapé com membros da comunidade.

DURAÇÃO MÉDIA- 3 HORAS 30MIN

INTENSIDADE – MODERADA

INCLUI: Hospedagem hotel em Pacaraima, com alimentação completa, transporte ida e volta, guia de turismo regional credenciado, e, conforme a programação, atividades, refeições extras, taxas e ingressos.