Integração e Inclusão Social é valorizar a diversidade das pessoas

"A maior satisfação é participar de um projeto que auxilia na alimentação de milhares de famílias, onde faço várias amizades", é o relato de Kemes Oliveira, auxiliar de serviços gerais e Deficiente Auditivo. Neste dia 21 de setembro, é celebrado o 'Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência', e o Sesc tem o compromisso de valorizar e incluir essas pessoas.

De acordo com Theo Machado, gerente Administrativo Financeiro, uma das missões da instituição é promover a integralização de Pessoas com Deficiência (PCD's). "Nosso papel vai além de cumprir com as questões Legais, incluir essas pessoas no quadro de servidores, é dar oportunidade para àqueles que às vezes são vistos como pessoas vitimizadas ou sem capacitação. Sem dúvidas, exercem suas funções com dignidade. E a cada dia, isso é comprovado no desempenho de suas funções", disse.

Um dos exemplos é Sumara Souza, assistente administrativo, que possui uma Deficiência Física desde que nasceu. "A data serve para lembrar sobre a importância da inclusão, e os desafios do dia a dia. Comecei a trabalhar com 18 anos, e sempre foi difícil conseguir um emprego, ainda mais com as adaptações para pessoas com deficiência. Aqui, me sinto valorizada na função que desempenho. Claro, tenho muitos sonhos, e continuo estudando para alcançá-los", afirmou. 

Outro exemplo é Kemes Oliveira, que relata as dificuldades que enfrentou. "Há doze anos trabalho no Sesc, e há dois no Programa Mesa Brasil. No início a comunicação com os outros colegas era difícil, porém nos adaptamos e hoje em dia o processo é bem mais fácil e natural," disse. 

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental. O dia 21 é alusivo, como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. 

 

RECENTES

21
Jun2019
Recreação - Inscrições abertas para Brincando nas Férias 2019
10
Jun2019
Atleta roraimense de 17 anos representará Roraima na Copa Pacífico
29
Mai2019
Mesa Brasil realiza oficina de aproveitamento integral de alimentos
27
Mai2019
Sesc reinaugura Estância Ecológica em Tepequém, um dos maiores polos turísticos de Roraima
24
Mai2019
Aprenda como utilizar integralmente os alimentos com receitas do Mesa Brasil
20
Mai2019
#ParaCopa-JinSesc - Sesc promove semana inclusiva com atividades Paradesportivas