#ParaCopa-JinSesc - Sesc promove semana inclusiva com atividades Paradesportivas

Integração + socialização = começou o ParaCopa-JinSesc 2019! Até o próximo sábado (25), o Sesc realizará uma semana cheia de atividades paradesportivas provendo a inclusão e a sensibilização entre alunos, professores e público em geral. Com jogos, oficinas e palestras, um dos objetivos do projeto é a compreensão das dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência (PCD).

Durante os cinco dias, diversas atividades serão desenvolvidas com os participantes, e dentre elas estão as competições interclasse de futsal, handebol e voleibol, por exemplo. De acordo com Aldevan Reis, supervisor do desenvolvimento físico e esportivo, as atividades físicas possibilitam novas vivências à população, além de colaborar com a autoestima e inclusão das pessoas com deficiência dentro do âmbito escolar. 

 "O Sesc, diante de sua função social, disponibiliza condições favoráveis para uma ação de sensibilização aos atendimentos voltados à população deficiente", afirmou.

PROGRAMAÇÃO - O evento se divide em três partes: sendo a primeira, a partir do dia 20 (segunda-feira), com intervenção entre os colaboradores, atividades envolvendo cadeiras de rodas em rampas, pisos táteis, muletas e outros equipamentos. Já em um segundo momento, no dia 22 (quarta-feira), a partir das 9h, acontece a abertura oficial dos jogos interclasse. Atividades como capoeira, tênis de mesa, bocha adaptada, voleibol sentado, futebol de 5 e oficina de psicomotricidade, serão ofertadas aos alunos durante os dias 22, 23 e 24, no período da manhã e da tarde.

Para o encerramento do evento, três palestras serão ministradas ao longo da manhã do dia 25 (sábado), das 8h30 às 11h40, para abordar temas como 'a deficiência física e suas possibilidades', patologias e natação para deficientes físicos. O seminário será aberto para toda a comunidade, e totalmente gratuito.

 

Eliakin Rufino representa Roraima no circuito literário Arte da Palavra

O cantor, poeta e escritor Eliakin Rufino, foi escolhido por curadoria nacional do Sesc para representar Roraima no projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, com seu livro Cavalo Selvagem. O artista é o primeiro do Estado a ser selecionado para participar do circuito e apresentará, por meio de sua obra, a cultura roraimense para diversas regiões do Brasil. 

Nascido em Boa Vista, Eliakin é cantor, poeta, compositor e filósofo. Desde 1984 apresenta no Brasil e no exterior, espetáculos de música e poesia falada. É autor de diversos livros: Pássaros ariscos (1984), Poemas (1987), Escola de poesia (1990), Brincadeira (1991), Poeta de água doce (1993), Poesia para ler na cama (1997), Haikai (2010) e Cavalo Selvagem (2011), escolhido pela curadoria nacional do Sesc para representar Roraima nesta edição do circuito literário. 

Para o artista, sua participação no circuito significa uma oportunidade para apresentar o Estado como um local de produção cultural de relevância. "Sempre digo que meu trabalho é 'desocultar' Roraima e despertar a curiosidade nas pessoas sobre a temática indígena, que é o foco da minha produção. O Sesc, há anos, nos oportuniza fazer isso, preenchendo, muitas vezes, a lacuna cultural deixada pelo Estado. É super gratificante poder levar minha obra e a cultura roraimense para o Brasil", pontuou.

ARTE DA PALAVRA - O Arte da Palavra é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. 

 

Concertos Sesc Partituras apresenta músicas para o Dia das Mães

Música boa e gratuita! É neste sábado (11), a partir das 18h30, na praça de alimentação do Pátio Roraima Shopping. O Sesc Partituras apresenta o grupo Quarteto de Cordas em um concerto especial para o dia das mães. O evento será totalmente gratuito para o público em geral.  

De acordo com Matheus Vasconcelos, coordenador de cultura, as músicas escolhidas para o show foram em alusão ao evento do Dia das Mães. "Associamos o evento ao Dia das Mães, então preparamos um repertório bem familiar, para que as pessoas possam ir levando a mãe, o pai e os demais parentes, para prestigiar um concerto diferente e aconchegante", contou.

O projeto tem por objetivo facilitar o acesso à cultura para a população. "Queremos possibilitar diferentes formas de consumir eventos como este, levar a música para outros locais, para que vejam que a cultura não está apenas dentro dos teatros, por exemplo", finalizou.

SESC PARTITURAS - É uma biblioteca virtual com milhares de partituras gratuitas, todas brasileiras, para valorizar a cultura nacional. As partituras disponibilizadas também são de gerações diferentes, desde o período colonial até os dias atuais. Consulte o acervo em: www.sesc.com.br/portal/site/sescpartituras/home/ 

RECENTES

20
Mai2019
#ParaCopa-JinSesc - Sesc promove semana inclusiva com atividades Paradesportivas
15
Mai2019
Eliakin Rufino representa Roraima no circuito literário Arte da Palavra
07
Mai2019
Concertos Sesc Partituras apresenta músicas para o Dia das Mães
22
Abr2019
Caravana do Sesc Comunidade chega ao município de Alto Alegre
15
Abr2019
Sesc Roraima abre as portas de sua nova biblioteca
08
Abr2019
Escola Sesc de Ensino Médio abre processo seletivo para 2020