Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I é uma etapa única, extensa na sua temporalidade, que abrange faixas etárias com características diferentes e, portanto, exigem tratamento didático-pedagógico adequado a cada uma delas: Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Nesse percurso, os três primeiros anos deverão assegurar a alfabetização e o letramento em linguagem e matemática, considerando as experiências que a criança traz durante seu processo formativo na Educação Infantil e se amplia na passagem para o Ensino Fundamental I.

Não se trata de desconsiderar os conhecimentos das outras áreas, pelo contrário, desenvolvê-los de forma integrada possibilitará envolver a criança em um universo rico de informações e aprendizagens significativas.

As Diretrizes Nacionais norteiam o fazer pedagógico na organização dos processos de ensino e aprendizagem sem que se deixe de reconhecer a importância do potencial criativo do professor na organização e direcionamento do trabalho pedagógico.

Principais ações/atividades

A escola consolida conhecimentos através do desenvolvimento de projetos complementares aos propostos no Currículo.

A Magia da Leitura e seus Gêneros

Incentiva a prática da leitura e o desejo de ler, possibilitando o contato direto dos alunos com os diferentes textos, ampliando a diversidade de gêneros textuais: História em Quadrinhos, Jornalístico, Mitos e Lendas, Poemas e Poesias.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em uma linha sócio-interacionista onde o professor trabalha orientando os alunos para que os mesmos desenvolvam atividades conceituais, procedimentais, atitudinais, buscando desenvolver a criatividade com a finalidade de despertar o prazer pela magia da leitura e seus gêneros.

A culminância do projeto é a realização de um SARAU envolvendo a apresentações diversificadas desde danças regionais, peças teatrais, jogos literários, exposição de produções das crianças referente à etapa para a comunidade, isto é, pais, filhos, professores e demais setores da instituição Centro de Educação Sesc-RR.

Público Alvo

Alunos matriculados no Centro de Educação SESC – RR, que frequentam as turmas do 1º ao 5º ano.

Onde são realizadas as ações/atividades?

Teatro Jaber Xaud - Sesc Mecejana/ Ginásio Matheus Yoko Sato – Sesc Mecejana.

MAIS INFORMAÇÕES:  SESC MECEJANA - 3624-9850

Uma Viagem no Mundo das Quatro Operações Matemáticas

Desenvolve na criança as habilidades e competências propostas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I abordando de forma lúdica os processos de ensino e aprendizagem, através da curiosidade, levando – os aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos.

Metodologia

O projeto é desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, bem como abordando todos os conteúdos da matriz curricular de acordo com a faixa etária e série, isto é, do 1º ao 5º ano.

Em seguida, junto com a turma, o professor e os seus alunos transformam estes conteúdos em jogos matemáticos adaptados para interagirem entre estas e demais turmas, como forma de trocar experiências e saberes construídos.

A culminância do projeto é a realização de uma MOSTRA PEDAGÓGICA envolvendo toda a etapa, em que pais são convidados a vivenciar a troca de saberes construídos com seu filho e com aprendizados também apreendidos pelas outras turmas da etapa.

Público Alvo

Alunos matriculados no Centro de Educação SESC – RR, que freqüentam as turmas do 1º ao 5º ano.

Onde são realizadas as ações/atividades?

Ginásio Matheus Yoko Sato – Sesc Mecejana.

Mais informações:  Sesc Mecejana - 3624-9850

 

 

RECENTES

18
Jul2018
Projeto Ver Para Aprender realiza entrega de óculos de grau para alunos do Sesc Ler
18
Jul2018
Sesc Amazônia das Artes apresenta  'Oração para um Pé de Chinelo' (AC), nesta quinta-feira
16
Jul2018
APP Sesc Roraima - Sesc lança Cartão Virtual
16
Jul2018
Sesc Amazônia das Artes apresenta teatro 'Alice' do Mato Grosso
16
Jul2018
Mesa Brasil 15 Anos - Inscrições prorrogadas para o concurso de culinária
13
Jul2018
Sesc Amazônia das Artes - O maior circuito cultural da Amazônia chega à Boa Vista

LOCALIZAÇÃO