Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I é uma etapa única, extensa na sua temporalidade, que abrange faixas etárias com características diferentes e, portanto, exigem tratamento didático-pedagógico adequado a cada uma delas: Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Nesse percurso, os três primeiros anos deverão assegurar a alfabetização e o letramento em linguagem e matemática, considerando as experiências que a criança traz durante seu processo formativo na Educação Infantil e se amplia na passagem para o Ensino Fundamental I.

Não se trata de desconsiderar os conhecimentos das outras áreas, pelo contrário, desenvolvê-los de forma integrada possibilitará envolver a criança em um universo rico de informações e aprendizagens significativas.

As Diretrizes Nacionais norteiam o fazer pedagógico na organização dos processos de ensino e aprendizagem sem que se deixe de reconhecer a importância do potencial criativo do professor na organização e direcionamento do trabalho pedagógico.

Principais ações/atividades

A escola consolida conhecimentos através do desenvolvimento de projetos complementares aos propostos no Currículo.

A Magia da Leitura e seus Gêneros

Incentiva a prática da leitura e o desejo de ler, possibilitando o contato direto dos alunos com os diferentes textos, ampliando a diversidade de gêneros textuais: História em Quadrinhos, Jornalístico, Mitos e Lendas, Poemas e Poesias.

Metodologia

O projeto será desenvolvido em uma linha sócio-interacionista onde o professor trabalha orientando os alunos para que os mesmos desenvolvam atividades conceituais, procedimentais, atitudinais, buscando desenvolver a criatividade com a finalidade de despertar o prazer pela magia da leitura e seus gêneros.

A culminância do projeto é a realização de um SARAU envolvendo a apresentações diversificadas desde danças regionais, peças teatrais, jogos literários, exposição de produções das crianças referente à etapa para a comunidade, isto é, pais, filhos, professores e demais setores da instituição Centro de Educação Sesc-RR.

Público Alvo

Alunos matriculados no Centro de Educação SESC – RR, que frequentam as turmas do 1º ao 5º ano.

Onde são realizadas as ações/atividades?

Teatro Jaber Xaud - Sesc Mecejana/ Ginásio Matheus Yoko Sato – Sesc Mecejana.

MAIS INFORMAÇÕES:  SESC MECEJANA - 3624-9850

Uma Viagem no Mundo das Quatro Operações Matemáticas

Desenvolve na criança as habilidades e competências propostas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I abordando de forma lúdica os processos de ensino e aprendizagem, através da curiosidade, levando – os aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, calcular, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos.

Metodologia

O projeto é desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, bem como abordando todos os conteúdos da matriz curricular de acordo com a faixa etária e série, isto é, do 1º ao 5º ano.

Em seguida, junto com a turma, o professor e os seus alunos transformam estes conteúdos em jogos matemáticos adaptados para interagirem entre estas e demais turmas, como forma de trocar experiências e saberes construídos.

A culminância do projeto é a realização de uma MOSTRA PEDAGÓGICA envolvendo toda a etapa, em que pais são convidados a vivenciar a troca de saberes construídos com seu filho e com aprendizados também apreendidos pelas outras turmas da etapa.

Público Alvo

Alunos matriculados no Centro de Educação SESC – RR, que freqüentam as turmas do 1º ao 5º ano.

Onde são realizadas as ações/atividades?

Ginásio Matheus Yoko Sato – Sesc Mecejana.

Mais informações:  Sesc Mecejana - 3624-9850

 

 

RECENTES

17
Set2018
Final do Concurso de Culinária Mesa Brasil - 15 anos
17
Set2018
Sesc realiza mais uma edição da 'Manhã de Lazer', neste sábado (22)
13
Set2018
Sesc Ler Rorainópolis recebe Mostra de Música Canta Roraima
10
Set2018
'TCE/RR e a Cidadania' é lançado na Escola Sesc, nesta terça-feira (11)
06
Set2018
Continuam abertas as inscrições para o Circuito Sesc de Corridas - Etapa Boa Vista
04
Set2018
Sesc recebe exposição 'Toda Obra: O abstrato e suas manifestações', de Roberta Cruz

LOCALIZAÇÃO