Educação Infantil

       A Educação Infantil do Centro de Educação Sesc atende crianças de 3 a 5 anos de idade, sendo um espaço privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento, organizado e mediado por profissionais especializados nas necessidades de aprendizagem e nas condições de desenvolvimento das crianças pequenas. As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI - Resolução CNE/CEB nº. 05/09, artigo 4º) considera a criança como um sujeito histórico e de direitos, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sobre a sociedade, produzindo cultura. O reconhecimento desse potencial aponta para o direito de as crianças terem acesso a processos de apropriação, de renovação e de articulação de saberes e conhecimentos, como requisito para a formação humana, para a participação social e para a cidadania.

     A proposta pedagógica da Educação Infantil do Sesc traduz o compromisso assumido com o projeto de uma pedagogia dinâmica, que privilegia a autonomia intelectual, o pensamento crítico e o espírito solidário. Assim, nossos objetivos ou expectativas de aprendizagem na educação infantil estão em consonância com a BNCC, tendo como ênfase o CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, COMUNICAR e CONHECER-SE.

     A rotina didática na Educação Infantil está pensada em 4 modalidades organizativas: Projetos; Sequências didáticas;  Atividades permanentes; Atividades independentes.

 

Principais projetos/ações

·         Projeto Encanta Sesc

Sensibilizar as crianças pelo gosto musical, criando condições para que possam refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento, estimulando a criatividade, o movimento, a percepção e o convívio social de forma prazerosa no mundo.

Metodologia

As apresentações são divididas em duas etapas: a primeira ocorre no 2º bimestre com as turmas da Educação Infantil, com algumas dinâmicas e apresentações, tais como: atividades rítmicas com copos, utilização de materiais alternativos como instrumentos musicais etc.. E a segunda etapa acontece ao final 4º bimestre no encerramento do ano letivo.

Público Alvo

Alunos matriculados na etapa da educação infantil – crianças de 3 a 5 anos.

 Onde são realizadas as ações/atividades?

No espaço da educação infantil (sala de aula, sala de música, pátio coberto..),  Teatro Jaber Xaud.

 

Mais informações

- Central de Relacionamento  da Escola Sesc Mecejana - 3624-9850.

 

·         Projeto  Baú de Histórias

Oportunizar as crianças um ambiente integrador em que elas sejam protagonistas das suas práticas de oralidade e leitura, segundo suas hipóteses.

Metodologia

Realizado em parceria com a família, atuando como mediadora desse processo.

A criança escolhe um livro na biblioteca ou no espaço de leitura da sala de aula, coloca no baú e leva para casa, onde ficará por uns dias. Juntamente com a família ela fará a leitura do livro escolhido. Esse exercício poderá ser repetido quantas vezes forem necessário, até que a criança sinta-se segura para, em sala, recontar a história aos seus colegas (a recontação da história ocorrerá da maneira mais natural possível, do jeito dela, da forma que ela conseguir). Realizado em parceria com a família, atuando como mediadora desse processo.

 

Público Alvo

Alunos matriculados no 2º período da educação infantil – crianças de 5 anos.

Onde são realizadas as ações/atividades?

No espaço da educação infantil sala de aula.

 

·         Ação: Nana Sesc

 

A Noite do Nana Sesc acontece com atividades que promovem expectativas e também aventuras que marcam o imaginário das crianças, é uma experiência vivida que contribui para a aquisição da autonomia e crescente independência, e especialmente para formação de laços afetivos sendo esse momento uma confraternização de encerramento dessa etapa de ensino.

 

Metodologia

Os professores preparam muitas atividades para envolver a criançada ouvindo histórias, participando de brincadeiras cooperativas e desafiadoras. A chegada acontece uma discoteca onde na entrada receberão pulseiras de neon, enfim acontece o grande baile, com muita música e dança. O desfile de pijamas é o momento de mostrar todo o charme e elegância na passarela do teatro, momento único que ficará marcado em nossas memórias e nos registros fotográficos, que será visitado pelas famílias. Mas nem tudo pode ser agitação, na hora de acalmar os ânimos: Um filme bem tranquilo... e o soninho vai chegando.

 

 

Público Alvo

Alunos matriculados no 2º período da educação infantil – crianças de 5 anos.

 

Onde são realizadas as ações/atividades?

Nos espaços do Centro de Atividades e Teatro.

 

 

 

 

·                      Ação: Pequeno cidadão (criança cidadã)

Enfatizar uma reflexão em torno das atitudes, normas e valores, princípios esses que integram e movem a conduta, orientam a vida e formam a personalidade, através da ética, da cidadania e principalmente o respeito ao Eu, o Outro e ao Espaço em que vivemos.

 

Metodologia

O trabalho acontece em sala de aula nas rodas se conversa e quinzenalmente nos momentos cívicos.

 

Público Alvo

Alunos matriculados na etapa da educação infantil – crianças de 3 a 5 anos.

Onde são realizadas as ações/atividades?

Nas salas de aula da educação infantil e no pátio externo.

 

RECENTES

18
Jul2018
Projeto Ver Para Aprender realiza entrega de óculos de grau para alunos do Sesc Ler
18
Jul2018
Sesc Amazônia das Artes apresenta  'Oração para um Pé de Chinelo' (AC), nesta quinta-feira
16
Jul2018
APP Sesc Roraima - Sesc lança Cartão Virtual
16
Jul2018
Sesc Amazônia das Artes apresenta teatro 'Alice' do Mato Grosso
16
Jul2018
Mesa Brasil 15 Anos - Inscrições prorrogadas para o concurso de culinária
13
Jul2018
Sesc Amazônia das Artes - O maior circuito cultural da Amazônia chega à Boa Vista

LOCALIZAÇÃO