Ensino Médio Integral

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica, com o objetivo de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, possibilitando o prosseguimento de estudos, a preparação para o trabalho e a cidadania,  formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual. A jornada escolar em tempo integral amplia o currículo escolar, permitindo a formação na dimensão individual e coletiva, de um indivíduo crítico e ativo, com responsabilidade para contribuir com a transformação do meio em que vive a partir do conhecimento e da prática da vida.

A finalidade educativa do Ensino Médio, a partir de 2018,  tem como referência as diretrizes da Escola Sesc de Ensino Médio ( ESEM-RJ), que traz uma proposta inovadora, baseada nas metodologias ativas.

Intercâmbio Cultural/Saída Pedagógica

Desbravadores do Conhecimento

Objetivo: Oportuniza ao estudante do Ensino Médio Integral vivenciar e conhecer a diversidade étnica, valores, costumes e praticar a integração cultural, além de exercitar a cidadania através de momentos de contato e convivência realizada nas ocasiões das aulas passeio. A ação visa também promover o contato com aspectos marcantes da cultura fronteiriça do Estado de Roraima.

Metodologia:  Entende-se que a composição do currículo escolar é de fundamental importância para que o processo educacional seja capaz de incluir socialmente os cidadãos e cidadãs. A língua estrangeira tem fundamental importância na formação da pessoa para o acesso aos serviços e bens culturais, atualmente, inteiramente globalizados.

O Projeto será desenvolvido com as Séries do Ensino Médio, obedecendo a um cronograma anual, de forma interdisciplinar, tendo em seu primeiro momento, a contextualização em sala de aula com referenciais teóricos de acordo com os temas abordados e objetivos a serem alcançados.

As atividades desse projeto visam trabalhar de forma interdisciplinar a prática da aula de campo no ensino e aprendizagem, utilizando os conceitos vistos em sala de aula em todas as disciplinas ofertadas pelo Centro de Educação Sesc, contemplando assim, as três áreas do conhecimento e serão acompanhados por professores e equipe gestora.

Público Alvo: 1º série, 2º série e 3º série

Onde são realizadas as ações: Visitas externas e Tepequém

Eu Eleitor

Objetivo: Possibilitar aos alunos uma formação cultural e cívica, fortalecendo as relações sociais, além de discutir o papel do jovem como cidadão e agente de mudança na família e na sociedade.

Metodologia: Palestras e visitas a Assembléia Legislativa, com o objetivo de aproximá-los da realidade da política. Produção de propostas de governo.

Público Alvo: 1º série e  2º série do Ensino Médio

Onde são realizadas as ações/atividades?: Escola SESC RR


Jovens Escritores

Objetivo: Incentivar a produção de texto dentro e fora do ambiente escolar, despertar a criatividade dos alunos, trabalhar a escrita/ortografia, a oralidade, sobretudo  a prática da leitura.

Metodologia: Após as atividades  realizada em sala de aula sobre tipos e gêneros textuais, surgiu a ideia do trabalho “Jovens Escritores”, ele consiste na produção de livros de autoria dos próprios alunos e, posteriormente, peças teatrais encenando as histórias contadas nos livros.

Para que a realização desse trabalho se torne mais interessante e atraente para os alunos, fica a critério deles a escolha das temáticas, tais como: Amor, guerra, tabus, preconceito, adolescência, mitos... E produzem em diversos gêneros, dentre eles ficção, romance, aventura e comédia.

Público Alvo: 1º série, 2º série e 3º série

Onde são realizadas as ações: Espaços do Centro de atividades e Teatro Jaber Xaud

Ciclos de Palestras

Objetivo: Promove o desenvolvimento de habilidades sociais e contribui para a redução do risco social por compreender que os adolescentes/jovens estão no contexto atual, diante de situações que exigem orientações para a formação de valores que os conduzam ao usufruto dos seus direitos, proteção e deveres, condição para o exercício da sua cidadania com engajamento e responsabilidade social.

As Palestras são de interesse da comunidade escolar, de cunho social, científico, formativo e cultural, realizadas no decorrer do ano letivo, aprendizagem e a auto aprendizagem do aluno.

Público Alvo: alunos do Ensino Médio

Onde são realizadas as ações: na escola

OBS.: Todos os projetos são realizados nos espaços da escola e no Centro de Atividades, em parceria com as demais áreas. As atividades são promovidas no decorrer do ano letivo, conforme o Calendário Escolar.

Orientação Profissional

Objetivo: Proporcionar aos alunos da 3ª série do Ensino Médio a realização da escolha profissional.

Metodologia: Utilização de testes, com objetivo de identificar a área de interesse e entrevistas individuais;

- Desenvolvimento de trabalhos em grupo que visem uma interação entre os alunos;

- Pesquisa;

- Debates;

- Leituras e atividades que possibilitem uma compreensão a respeito das profissões; e

-  Dinâmicas de grupo e rodas de conversa.


Público Alvo: alunos da 3º série do ensino médio

· Pré Vestibular / PSS1 e PSS2

Objetivo: Preparar os alunos para os seriados e vestibulares em geral

Metodologia: Oferecer aulas diferenciadas e dinâmicas focadas nos editais.

Público Alvo: alunos do Ensino Médio


Oficinas Currículo  Diversificado

Objetivo: Proporcionar aos nossos alunos uma gama de atividades e experiências relacionadas ao esporte, lazer e cultura.

Metodologia: Oferecemos atividades no período vespertino, no qual cada aluno escolhe as de maior interesse para desenvolvê-las.

Público Alvo: 1º e 2º séries do Ensino Médio

Onde serão realizadas: Centro de Atividades Sesc

RECENTES

13
Nov2018
Sesc realiza Mesa Redonda 'Envelhecimento Ativo e Saudável'
12
Nov2018
#TodosporEles - Sesc realiza campanha Novembro Azul
08
Nov2018
Mesa Brasil participa do Dia Nacional da Coleta
05
Nov2018
Sesc promove final de semana esportivo na Serra do Tepequém
29
Out2018
Boa Vista recebe evento de  lançamento da plataforma Viva Voluntário
29
Out2018
Circuito Sesc de Corridas - inscrições prorrogadas para Etapa Tepequém

LOCALIZAÇÃO