Sesc promove Mesa Redonda para alunos do Ensino Médio

Buscando a valorização da literatura brasileira, o Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) promoveu uma mesa para debater as seis obras literárias referência para o Processo Seletivo Seriado do Vestibular 2018 da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A atividade integra a disciplina de Literatura, coordenada pela professora Dianizia Diniz, que manifestou a ideia aos alunos do ensino médio, que aceitaram o desafio. Conforme explicou Dianizia, a turma foi dividida em grupos com diferentes temáticas.

Foram abordados os principais personagens de cada obra, o contexto histórico e o enredo. ''Uma excelente chance para os outros estudantes ficarem por dentro do contexto de cada obra literária, a fim de que, na hora da prova, possam ter um pouco mais de clareza ao responder às questões'', disse.

Ela explica ainda que, a ideia do projeto surgiu devido à intenção dos alunos do 3º ano de ingressar na universidade, mas nem todos terem alcance à livros, defendeu.

Para o aluno João Pedro, representante da turma do 2º ano, as atividades mostraram uma relação entre os títulos. ''Buscamos apresentar o mais didático possível para que os demais colegas compreendessem o contexto da história, o porquê do título. Ao final, analisamos que os livros se encaixam, um contexto histórico complementa o outro'', explicou.

O convidado especial para a Mesa Redonda, foi Ricardo Dantas, autor da obra considerada ser uma das referências para o vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) deste ano. Ricardo apresentou sua obra, compartilhou experiências e dicas, abrindo espaço para o diálogo e maior entendimento para os vestibulandos.

O AUTOR - Ricardo Dantas é potiguar, radicado em Roraima, biólogo, especialista em Agroambiente e mestre em Agroecologia. Ao longo de sua vida absorveu experiências com diversos povos tradicionais do Brasil, como extrativistas de erva-mate no Paraná, agricultores familiares de projetos de assentamento no Rio Grande do Norte e seringueiros no Acre, mas foi em Roraima, quando chegou em 2002, que vivenciou as experiências mais fantásticas. 

Conheceu o cotidiano de ribeirinhos e extrativistas da castanha da Amazônia nas matas frondosas de Caracaraí às margens do Rio Branco, e passou três anos vivendo na Aldeia Indígena Boca da Mata, em Pacaraima, onde conheceu sua esposa, Yara Macuxi. Atualmente Ricardo Dantas é Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Amajari.

LIVROS - Os títulos que serão exigidos no Vestibular 2018 da UFRR estão divididos por série: E1 lista a obra Meia Pata, de Ricardo Dantas servidor do IFRR, e Amor para quem odeia, de Eli Macuxi. Os títulos da série E2 são O Mulato, de Aluísio Azevedo, e Inocência, de Visconde de Taunay. A E3 traz: Os Estatutos do Homem, de Thiago de Mello, e O Quinze, de Rachel de Queiroz.

 

Recentes

Localização