Sesc recebe a exposição "EPU’TÎTO – ARTES E INDÍGENAS HOJE"

Expondo sete anos de atividades contextuais com a arte indígena em Roraima, a exposição "EPU’TÎTO – ARTES E INDÍGENAS HOJE", com produção do artista Jaider Esbell, estará na Galeria de Artes Franco Melchiorri (Sesc Mecejana), até o dia 31 de agosto, com obras de artistas indígenas contemporâneos locais. A visitação é gratuita, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 Em forma de mosaico, a exposição reúne mais de 200 obras de arte com destaque para a pintura. Trata-se de um convite ao público para o prestígio aliado à socialização de resultados com a arte e sua aplicação nas lutas e resistências. A arte indígena é a proposta principal deste projeto intitulado por EPU’TÎTO, uma palavra Makuxi que significa sentimento. Jaider, explica o desenvolvimento do seu trabalho reunindo outros artistas e a trajetória desta cultura.

"Fazer arte com contexto e coletividade tem me possibilitado entender mais, atuar melhor, além de marcar a nossa trajetória nesses sete anos. Por acreditar que em Roraima, no campo político-indígena, os artistas engajados levam a causa para campos mais distantes de atuação, propus esta exposição na expectativa de evidenciar o protagonismo do artista indígena e a necessidade de agência que temos", disse Jaider. 

A exposição 'EPU’TÎTO – ARTES E INDÍGENAS HOJE' é uma realização do Sesc Roraima com a Galeria Jaider Esbell e conta com o apoio da LB Construções, CEJURR, ARAT, Calixto – Artes e Molduras.

Abertura oficial - No dia 1° de junho, às 20h, artistas, artesãos, mestres, mestras das culturas, parceiros e apoiadores receberam toda a sociedade para viver a exposição, socializar as experiências, apresentar o projeto e proporcionar um momento único para todos. Além disso, durante a abertura, o Sesc Roraima preparou uma programação cultural com apresentações artísticas para toda comunidade.

"EPU’TÎTO – ARTES E INDÍGENAS HOJE" - São mais de cinco coleções com temas transversais que foram lidos e mostrados por artistas renomados como Amazoner Okaba, Bartô, Carmézia Emiliano, Charles Gabriel, Diogo Lima, Isaías Miliano, Luiz Matheus, Mário Flores e Vinícius Kenedy. Serão expostas três coleções coletivas, das quais uma foi exposta na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2013. 

O Artista e produtor cultural  - Desde 2011, quando estreou no campo das artes visuais, o artista Jaider Esbell faz-se produtor cultural e em diversas formas, mescla sua arte com o universo de outros artistas e o campo político. A exposição releva e dá acesso, em um mesmo espaço, à trajetória e ao alcance do trabalho contextual dos artistas como pares ao longo do período. 

 

Serviço

Exposição: "EPU’TÎTO - ARTES E INDÍGENAS HOJE"

Local: Galeria de Artes Franco Melchiorri (Sesc Mecejana)

Período da exposição: 1/06 a 31/08

Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h

Investimento: Gratuito 

RECENTES

14
Dez2017
Sesc - Referência na Cultura Roraimense
14
Dez2017
Sesc Comunidade - Cidadania e qualidade para todos
14
Dez2017
Sesc em prol da saúde bucal
07
Dez2017
Presidente do Sesc assina contrato para obras  da fase final da Estância Ecológica do Tepequém
21
Nov2017
 Sesc Partituras - Concerto com artistas locais será nesta quarta-feira
17
Nov2017
Educação - Escola Sesc realiza XV Feira Científico Cultural com mais de 60 projetos

LOCALIZAÇÃO