Retratos da Memória - Sesc promove curso de pintura para idosos

Integrantes do grupo Luz da Vida iniciaram as aulas práticas de pintura em telas, curso gratuito com duração de três meses que leva o título 'Retratos da Memória'. O projeto é mais uma iniciativa do Serviço Social do Comercio em Roraima (Sesc-RR) com o objetivo de oferecer ao público da terceira idade, opções de cultura e lazer.

"Através da arte, podemos conhecer a teoria das cores, técnicas, diferentes traços e muito mais. A pintura contribui muito para a memória, coordenação motora, criatividade, além de estimular um novo olhar sobre a vida. Para muitos, a arte de pintar é uma excelente terapia", disse Rafael Pinto, instrutor do curso.

Francisca Cardoso, afirma que as aulas tem lhe ajudado muito na memória e a colocar em prática o que já sabe. "A pintura vem me ajudando a recordar e imaginar coisas boas durante o dia. Já tenho uma noção de pintura, porém, no curso estou conhecendo novas técnicas e aperfeiçoando meus conhecimentos. Afinal, a arte é uma coisa que se reinventa", disse.

Rafael relata que todas as telas estão em processo de criação, após a conclusão, serão expostas na Galeria de Artes Franco Melchiorri para a comercialização. Destaca que a inspiração e conceito do curso está na obra "Tudo ao seu redor pode se tornar uma inspiração de arte",  livro que retrata as belezas naturais do estado de Roraima.

Eloisa Consolmagno, conta que com o curso está aprendendo a observar diferentes coisas ao seu redor. "Depois que iniciei as aulas, passei a observar tudo que me rodeia, descobri que tudo pode se transformar em arte. Eu estou gostando muito desta experiência", disse. 

 

Recentes

Localização