O Sesc

O que é o Sesc?

O Sesc, mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, é uma entidade voltada para o bem-estar social de sua clientela. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.

Uma de suas características marcantes é a promoção de valores maiores, como o exercício da cidadania, o amor à liberdade e à democracia, o apoio aos menos favorecidos, oferecendo-lhes, através da educação, meios para a conquista de melhores condições de vida.

Anualmente o regional de Roraima realiza milhares de atendimentos nas cinco áreas de atuação. O contingente é composto, em sua maioria, pelos trabalhadores do comércio de bens e serviços, seus familiares e dependentes. Mas o público atendido pelo Sesc-RR é muito maior. Abrange também as toda a comunidade roraimense, que são assistidas pela entidade através de parcerias com o poder público, empresas privadas, sindicatos e associações de moradores. Em muitos casos, o Sesc-RR é o único meio de acesso dessas populações aos serviços de saúde, educação, lazer, cultura e assistência.

A essa ação social, o Sesc-RR soma o compromisso de ser um agente viabilizador da produção cultural, fomentador do turismo e incentivador da consciência ecológica e da preservação ambiental.

 

História

O ano de 1946 foi um marco na história do Brasil. O País democratizava-se e, com isto, as forças políticas e sociais emergentes procuravam ocupar o espaço de liberdade que os novos tempos traziam. Mas o pano de fundo deste cenário mostrava um país pobre, atrasado e com fortes conflitos sociais.

Os mais lúcidos representantes do empresariado brasileiro perceberam que os novos tempos exigiam novos métodos nas relações entre capital e trabalho. Esses empresários entenderam que somente através de uma relação harmoniosa entre as forças produtivas daria ao País condições de superar os graves problemas com que se defrontava.

Para encontrar soluções para os problemas sociais que enfrentavam, as lideranças empresariais do comércio, indústria e agricultura reuniram-se na cidade de Teresópolis na Primeira Conferência das Classes Produtoras – I Conclap. Nessa reunião foi aprovada a Carta da Paz Social, que deu forma à filosofia e ao conceito de serviço social custeado pelo empresariado. Começava a nascer assim uma iniciativa absolutamente inédita em todo o mundo e na história da relação entre capital e trabalho.

A proposta contida na Carta da Paz Social foi submetida ao Governo Federal. E, naquele mesmo ano de 1946, no dia 13 de Setembro, o Presidente Eurico Gaspar Dutra assinava o Decreto-Lei N° 9.853, que autorizava a Confederação Nacional do Comércio a criar o Serviço Social do Comércio - Sesc.

As décadas se passaram e os resultados da atuação do Sesc nesse período demonstram que as lideranças empresariais estavam corretas ao criarem uma entidade voltada para o bem-estar social, administrando e mantendo com recursos próprios.

Hoje, o Sesc está presente em todas as capitais do País e em cidades de pequeno e médio porte. Em muitas delas, é a única alternativa da população para serviços de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, Medicina Preventiva e de Apoio, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Plásticas, Dança, Artesanato, Biblioteca, Esporte, Ação Comunitária e Assistência Especializada compõem o amplo leque de serviços que o Sesc oferece ao trabalhadores do comércio de bens e serviços e à comunidade em geral.

 

O Sesc em Roraima

Instalado no Estado em 1º de março de 1988, como Delegacia Executiva, e subordinado ao Departamento Nacional, somente dez anos depois ganhou o 'status' de Departamento Regional, passando a integrar o Sistema Fecomércio.

Resultado de um processo normal de desenvolvimento, a Delegacia foi transformada em Departamento Regional no dia 1º de julho de 1998, através da Resolução Nº 897/97, depois de um incessante trabalho do presidente da Fecomércio, Airton Dias, junto ao Sesc Nacional.

Durante todo esse tempo, o Sesc sempre foi destaque como um dos maiores incentivadores da cultura no Estado, tendo ajudado a projetar diversos artistas locais no cenário regional e até mesmo nacional.

O Sesc Roraima deu um grande salto de desenvolvimento, com grandes conquistas para a classe comerciária, melhorando a qualidade e aumentando o leque de serviços oferecidos à sua clientela e à comunidade.

 

Nossa Missão

"Atender nosso clientes com excelência proporcionando-lher qualidade de vida e valorização da sua cidadania."

Nossa Visão

"Ser a melhor instituição na promoção da qualidade de vida"

Nossos Valores

Transparência;
Integração;
Ética;
Qualidade de vida;
Parcerias;
Compromisso Social.

Como fazer minha Carteira Sesc?        Acesse agora

Recentes

Localização