Sesc realiza Seminário de Empreendedorismo e Sustentabilidade Cultural

Nos dias 19, 20 e 21 de abril, no Espaço Multicultural Amazonas Brasil (Mecejana), o Sesc realizará o primeiro 'Seminário de Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade nos Projetos de Cultura'. A proposta do evento é de promover um momento de discussão sobre processos de criação de projetos, a utilização de recursos e a atuação no mercado. Os interessados devem fazer inscrições gratuitamente no link abaixo. Vagas limitadas.

O seminário é direcionado para profissionais de projetos culturais, gestores em cultura, artistas e estudantes da área, que poderão conferir experiências de agentes do segmento dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins e Amazonas, além de produtores locais. O que estará em discussão, por exemplo, será a reflexão sobre como transformar em oportunidades as novas ideias e soluções para o mercado cultural, partindo do contexto da Região Amazônica para o âmbito Nacional e Global.
Cláudio Moura, coordenador de Cultura do Sesc, explica que o empreendedorismo no ramo da cultura deve estar preparado para as constantes mudanças do mundo globalizado. Para ele, o conhecimento sobre gestão de projetos, legislações do segmento cultural e inovações tecnológicas é imprescindível para se ter sucesso no ramo artístico.
"Primeiramente, precisamos nivelar o conhecimento para todos, garantindo acessibilidade à informação sobre os mais diversos assuntos que envolvem o universo cultural. Interagir com outras realidades também será de extrema importância para troca de experiência. E essa é a proposta básica do seminário", disse o coordenador.
O 'Seminário Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade nos Projetos de Cultura' terá três eixos temáticos: A) Processos de Criação Artística; B) Projetos de Circulação - Festivais - Difusão; e C) Sustentabilidade da Cultura.
A programação contará com apresentações artísticas e mostra de processos, palestra sobre direitos culturais e classificação indicativa nas artes, mesas-redondas, oficinas e grupos de discussões temáticas.
Amazônia das Artes - O evento marca a abertura da Mostra Sesc Amazônia das Artes 2018 em Roraima. Na quinta-feira, 19, no Teatro Jaber Xaud, o Sesc recebe o espetáculo de Dança "Olhai por Nós", do grupo Lamira de Dança (TO) - classificação 14 anos. Na sexta-feira, 20, será a vez espetáculo amazonense 'Manauara em Extinção' - classificação livre. As apresentações serão realizados às 20h, com entrada franca para toda programação. 

PROGRAMAÇÃO - Seminário Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade nos Projetos de Cultura

19 de Abril - Temática: Processos de Criação Artística

8h30 - Abertura com apresentação da programação do seminário
9h30 – Intervalo Coffee Break
10h - Debate Geral sobre 'Condições de Criação Artística no Brasil/Região Amazônica e Estratégias para Sustentabilidade das Artes', com: Grupo Lamira de Dança (TO) e Dinho Araújo – Artes Visuais (MA)
12h – Intervalo
14h - Continuação do Debate Geral, com: Cora Rufino – Teatro (MG) e Kaline Barroso – Teatro (RR).
15h30 - Intervalo Coffee Break
16h - Qual a importância de investir em projetos de circulação artística? Reflexões: Márcia Rodrigues - Departamento Nacional do Sesc e Galiana Brasil – Rumos: Itaú Cultural.

20 de Abril - Temática: Projetos de Circulação - Festivais - Difusão

8h -  Apresentação Artística do Projeto de Residência em Dança, coordenado por Renata Leoni (MS)
9h30 – Intervalo Coffee Break
10h - Palestra 'Diálogos de Intercâmbio Iberamericano', com Fabiano Carneiro – Funarte.
12h – Intervalo
14h - Palestra 'Direitos Culturais e Classificação Indicativa nas Artes', com Ana Carolina Capozzi (Cesnik Advogados).
15h30 – Intervalo Coffee Break
16h – Debate sobre Direitos Culturais e Classificação Indicativa nas Artes.

21 de Abril - Temática: Sustentabilidade

8h - Palestra 'Intercâmbios Livre em Artes - Circuito de Artes, Estratégias e Mediações', com Beatriz Lemos - Lastro (SP)
9h30 – Intervalo Coffee Break
10h - Debate 'Desafios da Promoção Artística em Roraima', com Silmara Costa - Cia. Arteatro (RR)
11h - Encerramento e Avaliação do Seminário.

Inscrição - clique aqui

RECENTES

18
Abr2018
EDUCAÇÃO SESC - Estudantes roraimenses podem ganhar  bolsa integral em escola modelo do Rio de Janeiro
14
Abr2018
Sesc realiza Seminário de Empreendedorismo e Sustentabilidade Cultural
13
Abr2018
Sesc realiza mais uma Manhã de Lazer neste sábado, 14
11
Abr2018
Turismo Social - Inscrições abertas para a excursão à Fazenda Buritizal Grosso
09
Abr2018
Sesc realiza 1,4 mil atendimentos em Saúde no bairro Canaã
09
Abr2018
Concerto Sesc Partituras exalta obras de compositores brasileiros no palco do Teatro Jaber Xaud

LOCALIZAÇÃO