Sesc - Referência na Cultura Roraimense

 

Por mais um ano, o Sesc Roraima se consolidou como uma instituição referência na produção cultural roraimense, realizando mais de 100 eventos artísticos, nas mais diversas formas de linguagens. A pluralidade de espetáculos, exposições de artes plásticas, mostras de cinema, dança, música e teatro, entre outras atrações, comporam o calendário cultural do Sesc em 2017.

Foi no palco do Teatro Jaber Xaud que passaram as principais atrações da programação cultural, assim como no CineSesc Abrahim Jorge Fraxe e na Galeria Franco Melchiorri, que formam o Espaço Multicultural Amazonas Brasil, localizado no Sesc Mecejana. Todas as atrações foram totalmente gratuitas para a comunidade.  

O ano começou literário com o projeto 'Café com Letras', que contou com o escritor Zezé Maku, que promoveu ao público um sarau poético com sua obra: "O Reino de Makunaima e sua chefia da fauna". Com a proposta de sensibilizar e conscientizar os envolvidos sobre a importância de proteger espécies ameaçadas, em seus ecossistemas e biomas.

Outro destaque foi a exposição "Epu’tîto – Artes e Indígenas Hoje", uma realização do Sesc Roraima com a Galeria Jaider Esbell. Mais de cinco coleções com temas transversais foram lidos e mostrados por artistas renomados, dentre eles : Amazoner Okaba, Bartô, Carmézia Emiliano, Charles Gabriel, Diogo Lima, Isaías Miliano, Luiz Matheus, Mário Flores e Vinícius Kenedy. O Sesc recebeu três coleções coletivas, das quais uma foi exposta na Califórnia, nos Estados Unidos, em 2013. 

Ao decorrer de 2017, o que se observou foi uma série de espetáculos e festivais, dos regionais aos nacionais, como: o Sesc Amazônia das Artes e Palco Giratório. Neste primeiro projeto, a comunidade roraimense teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura amazônica, com a circulação de artistas da região, valorizando a diversidade de linguagens culturais. Já com o Palco Giratório, o Sesc reuniu um público estimado de mil pessoas com os quatro grupos que visitaram nossa cidade e desenvolveram oficinas, palestras e espetáculos.

E muito mais foi realizado, como os projetos Literatura em Cena, Sesc Partituras, Sonora Brasil, Canta Roraima, Aldeia Cruviana e demais eventos e exposições agendados por artistas locais, garantindo estrutura e logística de qualidade para o produtor cultural roraimense. 

Cultura 2018 - Sabendo a importância da cultura para firmação de uma identidade popular e para o desenvolvimento local, o Sesc Roraima continuará enriquecendo sua agenda em 2018, com diversos eventos que fomentam a variedade de culturas, bem como a valorização das expressões locais.

 

RECENTES

10
Jan2018
Sesc abre inscrições para atividades esportivas
08
Jan2018
Presidente do Sesc assina mais um contrato para revitalização estrutural
27
Dez2017
Lazer e Esporte é no Sesc
26
Dez2017
Mesa Brasil bate recorde de coleta e distribuição de alimentos
22
Dez2017
Rematrícula 2018 para Academica Sesc Mecejana
21
Dez2017
Resultado da Análise das Inscrições PCG 2018

LOCALIZAÇÃO