Gerência de Cultura

A Gerência de Cultura (Gerec) é o departamento responsável pelo desenvolvimento de programações culturais do Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR), sejam elas próprias ou em parceria. A Gerec busca incentivar a produção e circulação de bens artístico-culturais através de projetos, eventos e realizações que provocam à aproximação do artista e o grande público em consonância com as diretrizes quinquenais do Sesc, que preconizam a difusão do acesso às atividades culturais junto aos comerciários, dependentes e comunidade em geral.

A gerência conta com colaboradores de formação multifacetada e em constante aperfeiçoamento para atender às ações planejadas e/ou orientadas pela Direção Regional do Sesc. Para a execução do Programa Cultura, as Apresentações Artísticas das seguintes estrutura físicas:

Estrutura
Espaço Cultural Amazonas Brasil, que conta com o Teatro Jaber Xaud, com capacidade para 215 lugares / CineSesc Abrahim Jorge Fraxe, com capacidade para 100 lugares / Galeria Franco Melchiori, com capacidade para atender 60 visitantes por visitação.
As Bibliotecas Sesc também são amplamente utilizadas pelo público comerciário, contam com um acervo plural de altíssimo nível, transitando nos mais diversos gêneros literários. São duas bibliotecas em Boa Vista (Centro e Mecejana) e mais três unidades nos municípios de Iracema, Rorainópolis e São João da Baliza.
Soma-se a essa estrutura o BiblioSesc, um caminhão dotado de todo preparo para atender as comunidades e instituições que não dispõem de biblioteca.
Existem ainda as Bibliotecas Ambulantes, que atendem as escolas e instituições de ensino que não possuem biblioteca ou acervo literário.
Mais Ações
A área de Desenvolvimento Artístico e Cultural - DAC prima pela formação, através de cursos livres, de pessoas interessadas em praticar alguma modalidade artística, sendo: Música, Canto, Dança e Teatro. O DAC desenvolve os cursos de Violão, Teclado, Coral Infanto-Juvenil, ELCA (Escola Livre de Canto), Orquestra, Ballet Clássico, Ballet Moderno, Dança de Salão e Teatro.
No ano de 2012, foi iniciado um trabalho em conjunto com Trabalho Social com Idosos - TSI, com a criação do coral do Grupo Luz da Vida.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

A área de Apresentações Artísticas tem por responsabilidade a realização de atividades culturais em variadas linguagens artísticas, oferecidas aos comerciários, dependentes e usuários, de forma gratuita ou a preços módicos. Vale ressaltar que o enfoque das programações é o fomento, difusão e apreciação artística.
Neste sentido, são desenvolvidas ações de formação de platéia nas áreas de música, dança, artes plásticas, cinema, entre outras. São democratizadas também atividades culturais vindas de outros Estados, bem como o trabalho de valorização artística local, no intuito de fortalecer e fomentar o fazer artístico roraimense.  

PROGRAMA CULTURA

ArteSesc
Projeto de fomento, valorização e exposição das artes visuais/plásticas. Este programa prima pela exibição local e o trânsito de exposições de linguagens diversificadas de artistas renomados ou referência no Brasil.

Sonora Brasil
Projeto de formação de ouvintes e circulação de espetáculos a nível Nacional. O Sesc Roraima recebe as etapas do projeto na modalidade música tradicional.

CineSesc
Projeto de exibição, fomento e promoção do audiovisual. O Sesc também é parceiro do coletivo Canoa Cultural na realizou da Semana do Audiovisual (Seda), que visa discutir, fortalecer e estimular a produção local e instigar a apreciação de obras de outras localidades.

Sesc Movimento Interior
Projeto de circulação de artes múltiplas em unidades Sesc Ler nos Municípios de Iracema, Rorainópolis e São João da Baliza.

Shows e apresentações artísticas: Execução de atividades sistemáticas e projetos pilotos ou incentivadores da produção artística local. O Regional de Roraima oportunizou a diversos artistas condições para realização de shows musicais, espetáculos cênicos, exibições audiovisuais, exposições de arte, lançamentos de CD e livros, partindo sempre da premissa da pluralidade, atendendo às diversas manifestações artísticas, dentro de seus espaços como o cinema, galeria e teatro.

Sesc Dramaturgia: Leituras em Cena
O projeto destaca-se no cenário artístico brasileiro por incentivar o estudo do texto dramático e seu potencial para aguçar criatividades e fomentar o surgimento de novos coletivos e novas propostas cênicas.

Mostra Sesc de Curtas
O evento tem como objetivo estimular a produção e a difusão das obras audiovisuais roraimenses, evidenciando o potencial artístico local neste segmento. A Mostra é programada para exibir filmes com temática didática, estimulando a leitura de crianças e jovens. O projeto tem a proposta de levar para as escolas dos municípios de Roraima uma aula diferente, que visa o entretenimento e desenvolvimento crítico dos alunos.

Banco de Textos Teatrais
Espaço destinado ao estudo e aprimoramento dos grupos artísticos locais, através de consulta a obras de teatro, dança e circo.

Fronteira Cultural
O Sesc em Roraima conta com a privilegiada posição geográfica, que um diálogo além fronteira, suplantando a difusão da cultura local. Para tanto, a Mostra Sesc Fronteira Cultural propõe um ambiente de intercâmbio e integração cultural na Tríplice Fronteira Brasil/ Guiana/ Venezuela. Durante dois dias se apresentam no Município de Pacaraima (fronteira com a Venezuela), grupos artísticos provenientes dos três países vizinhos. O saldo desse encontro é um passo a mais no fortalecimento da relação cultural dessa região.

Como fazer meu Cartão Sesc?        Acesse agora

Recentes

Localização